Aula sobre As Mulheres No Egito E Na Mesopotamia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando imagens e informações sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - PesquisaNessa estação, os alunos farão uma pesquisa sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia, utilizando livros e materiais disponíveis. Eles deverão responder a perguntas como: Quais eram os papéis sociais das mulheres nessas sociedades? Quais eram suas atividades cotidianas? Como eram tratadas pelos homens?
Estação 2 - Criação de cartazes
Nessa estação, os alunos criarão cartazes sobre as mulheres no Egito e na Mesopotâmia, utilizando imagens e informações coletadas na estação anterior. Eles deverão destacar os principais papéis sociais das mulheres nessas sociedades e apresentar exemplos de mulheres importantes.
Estação 3 - Debate
Nessa estação, os alunos participarão de um debate sobre os papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Eles deverão apresentar argumentos a favor e contra a ideia de que as mulheres eram tratadas de forma desigual nessas sociedades.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das estações, os grupos apresentarão seus cartazes e debaterão suas conclusões com a turma.Etapa 4 - Reflexão
Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando a importância de compreendermos a diversidade de experiências das mulheres nas sociedades antigas.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
- Estimular a pesquisa e a criação de cartazes como formas de expressão e comunicação.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre as desigualdades de gênero nas sociedades antigas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa e dos cartazes produzidos.
- Argumentação e participação no debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação e o debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa e a criação dos cartazes com dedicação e cuidado.
- Participar do debate com argumentos consistentes e respeito às opiniões dos colegas.