Aula sobre As Mulheres No Egito E Na Mesopotamia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Neste momento, os alunos irão aprender sobre os diferentes papéis sociais das mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante destacar que, apesar de serem sociedades antigas, a discussão sobre o papel das mulheres ainda é relevante nos dias de hoje. Por exemplo, podemos observar a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades em diversas áreas, como no mercado de trabalho e na política.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do estudo sobre o papel das mulheres na história. Será feita uma breve explanação sobre o Egito e a Mesopotâmia.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o papel das mulheres no Egito e na Mesopotâmia. Disponibilize materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações encontradas na pesquisa. Cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi discutido.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e explicar como utilizou a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e destaque a importância do estudo sobre o papel das mulheres na história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo sobre o papel das mulheres na história.
  • Disponibilizar materiais para auxiliar na pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o papel das mulheres no Egito e na Mesopotâmia.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.