Aula sobre As Paisagens De Claude Monet

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A arte é uma forma de expressão que nos permite viajar no tempo e no espaço. Claude Monet é um dos mais famosos pintores impressionistas, que usava a natureza como inspiração para suas obras. Nesta atividade, vamos explorar as paisagens de Monet e entender como ele usava as cores, a luz e a sombra para criar suas obras. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas próprias criações.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte é uma forma de expressão que nos permite viajar no tempo e no espaço. Claude Monet é um dos mais famosos pintores impressionistas, que usava a natureza como inspiração para suas obras. Nesta atividade, vamos explorar as paisagens de Monet e entender como ele usava as cores, a luz e a sombra para criar suas obras. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas próprias criações.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente e fale sobre a vida e obra de Claude Monet. Serão exibidas imagens de algumas de suas obras e os alunos serão incentivados a fazer perguntas e comentários. Se possível, leve as imagens impressas ou apresentadas numa projeção para que os alunos consigam comparar e perceber as características das imagens.

  3. Etapa 3 - Entender (20 minutos)

    Os alunos farão uma pesquisa sobre as paisagens de Monet e como ele as pintava. Forneça materiais como livros, revistas e sites para que os alunos possam realizar a pesquisa. Eles devem preencher um formulário com as informações coletadas.

  4. Etapa 4 - Esboçar (30 minutos)

    Os alunos farão um esboço de uma paisagem de Monet usando lápis de cor ou giz de cera. Dê dicas sobre como usar as cores, a luz e a sombra para criar a sensação de profundidade e movimento.

  5. Etapa 5 - Decidir (20 minutos)

    Os alunos escolherão uma das paisagens de Monet para criar uma obra de arte. Eles devem justificar a escolha e explicar como pretendem representar a paisagem.

  6. Etapa 6 - Prototipar (40 minutos)

    Os alunos criarão suas obras de arte usando diferentes materiais, como tinta, lápis de cor, giz de cera, etc. Dê dicas sobre como usar os materiais e como criar diferentes texturas e efeitos.

  7. Etapa 7 - Testar (20 minutos)

    Os alunos apresentarão suas obras de arte e explicarão como criaram a sensação de profundidade e movimento. Faça perguntas e comentários sobre as obras.

  8. Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre o conteúdo e incentive os alunos a continuarem explorando a arte em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de observar e interpretar a natureza.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre as paisagens de Monet.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Habilidade em usar as cores, a luz e a sombra para criar a sensação de profundidade e movimento.
  • Capacidade de explicar e justificar as escolhas realizadas na criação da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar e falar sobre a vida e obra de Claude Monet.
  • Fornecer materiais para a pesquisa e orientar os alunos na realização da mesma.
  • Dar dicas e orientações sobre como criar a obra de arte.
  • Fazer perguntas e comentários sobre as obras apresentadas pelos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o conteúdo e a importância da arte em nossas vidas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as paisagens de Monet.
  • Criar um esboço de uma paisagem de Monet.
  • Escolher uma paisagem de Monet para criar uma obra de arte.
  • Criar a obra de arte usando diferentes materiais.
  • Apresentar a obra de arte e explicar como criou a sensação de profundidade e movimento.