Aula sobre As Paisagens De Claude Monet
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A arte é uma forma de expressão que nos permite viajar no tempo e no espaço. Claude Monet é um dos mais famosos pintores impressionistas, que usava a natureza como inspiração para suas obras. Nesta atividade, vamos explorar as paisagens de Monet e entender como ele usava as cores, a luz e a sombra para criar suas obras. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas próprias criações.
Etapa 1 - Contextualização
A arte é uma forma de expressão que nos permite viajar no tempo e no espaço. Claude Monet é um dos mais famosos pintores impressionistas, que usava a natureza como inspiração para suas obras. Nesta atividade, vamos explorar as paisagens de Monet e entender como ele usava as cores, a luz e a sombra para criar suas obras. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas próprias criações.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente e fale sobre a vida e obra de Claude Monet. Serão exibidas imagens de algumas de suas obras e os alunos serão incentivados a fazer perguntas e comentários. Se possível, leve as imagens impressas ou apresentadas numa projeção para que os alunos consigam comparar e perceber as características das imagens.Etapa 3 - Entender (20 minutos)
Os alunos farão uma pesquisa sobre as paisagens de Monet e como ele as pintava. Forneça materiais como livros, revistas e sites para que os alunos possam realizar a pesquisa. Eles devem preencher um formulário com as informações coletadas.Etapa 4 - Esboçar (30 minutos)
Os alunos farão um esboço de uma paisagem de Monet usando lápis de cor ou giz de cera. Dê dicas sobre como usar as cores, a luz e a sombra para criar a sensação de profundidade e movimento.Etapa 5 - Decidir (20 minutos)
Os alunos escolherão uma das paisagens de Monet para criar uma obra de arte. Eles devem justificar a escolha e explicar como pretendem representar a paisagem.Etapa 6 - Prototipar (40 minutos)
Os alunos criarão suas obras de arte usando diferentes materiais, como tinta, lápis de cor, giz de cera, etc. Dê dicas sobre como usar os materiais e como criar diferentes texturas e efeitos.Etapa 7 - Testar (20 minutos)
Os alunos apresentarão suas obras de arte e explicarão como criaram a sensação de profundidade e movimento. Faça perguntas e comentários sobre as obras.Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma reflexão sobre o conteúdo e incentive os alunos a continuarem explorando a arte em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de observar e interpretar a natureza.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre as paisagens de Monet.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
- Habilidade em usar as cores, a luz e a sombra para criar a sensação de profundidade e movimento.
- Capacidade de explicar e justificar as escolhas realizadas na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar e falar sobre a vida e obra de Claude Monet.
- Fornecer materiais para a pesquisa e orientar os alunos na realização da mesma.
- Dar dicas e orientações sobre como criar a obra de arte.
- Fazer perguntas e comentários sobre as obras apresentadas pelos alunos.
- Estimular a reflexão sobre o conteúdo e a importância da arte em nossas vidas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as paisagens de Monet.
- Criar um esboço de uma paisagem de Monet.
- Escolher uma paisagem de Monet para criar uma obra de arte.
- Criar a obra de arte usando diferentes materiais.
- Apresentar a obra de arte e explicar como criou a sensação de profundidade e movimento.