Aula sobre As Paisagens De Claude Monet

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade de "As Paisagens de Claude Monet" pretende apresentar aos alunos do 8º ano do ensino fundamental um dos principais artistas do movimento impressionista e sua técnica de pintura ao ar livre. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Durante a atividade, os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia para entender melhor o que Claude Monet pensava, sentia, ouvia, falava, fazia, suas dores e ganhos. A partir desse mapa, os alunos poderão compreender melhor as paisagens pintadas por Monet e como ele as retratou em suas obras.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A atividade de "As Paisagens de Claude Monet" pretende apresentar aos alunos do 8º ano do ensino fundamental um dos principais artistas do movimento impressionista e sua técnica de pintura ao ar livre. A metodologia ativa Design Thinking será aplicada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Durante a atividade, os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia para entender melhor o que Claude Monet pensava, sentia, ouvia, falava, fazia, suas dores e ganhos. A partir desse mapa, os alunos poderão compreender melhor as paisagens pintadas por Monet e como ele as retratou em suas obras.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e do artista (20 minutos)

    Apresente o tema "As Paisagens de Claude Monet" e o artista, explicando sua importância para o movimento impressionista. Serão mostradas imagens de algumas de suas obras mais famosas, como "Nenúfares" e "Impressão, nascer do sol".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o que Claude Monet pensava, sentia, ouvia, falava, fazia, suas dores e ganhos. O professor irá orientá-los na criação desse mapa, que será utilizado nas próximas etapas.

  4. Etapa 4 - Análise das obras de Monet (60 minutos)

    Os alunos irão analisar algumas obras de Monet, utilizando o mapa de empatia criado na etapa anterior. Eles deverão identificar elementos presentes nas obras que reflitam o que Monet pensava, sentia, ouvia, falava, fazia, suas dores e ganhos.

  5. Etapa 5 - Criação de uma paisagem impressionista (60 minutos)

    Os alunos irão criar sua própria paisagem impressionista, utilizando a técnica de pintura ao ar livre. Eles deverão se inspirar nas obras de Monet e utilizar os elementos identificados na etapa anterior para retratar o que pensam, sentem, ouvem, falam, fazem, suas dores e ganhos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando como utilizaram os elementos identificados nas obras de Monet e como retrataram o que pensam, sentem, ouvem, falam, fazem, suas dores e ganhos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo (30 minutos)

    A turma irá discutir em grupo sobre as obras apresentadas, comparando as diferentes interpretações dos alunos e como cada um retratou suas próprias experiências.

  8. Etapa 8 - Avaliação (20 minutos)

    Avalie as obras criadas pelos alunos e sua capacidade de analisar e contextualizar as obras de Monet.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre as próprias experiências e emoções.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de analisar e contextualizar as obras de Monet.
  • Criatividade e expressão artística na criação da paisagem impressionista.
  • Coerência entre os elementos presentes na obra e o que o aluno pensa, sente, ouve, fala, faz, suas dores e ganhos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o artista de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor o que Claude Monet pensava, sentia, ouvia, falava, fazia, suas dores e ganhos.
  • Analisar as obras de Monet, utilizando o mapa de empatia criado na etapa anterior.
  • Criar sua própria paisagem impressionista, utilizando os elementos identificados nas obras de Monet e retratando o que pensam, sentem, ouvem, falam, fazem, suas dores e ganhos.