Aula sobre As Paisagens De Claude Monet
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
"As Paisagens de Claude Monet" pretende apresentar aos alunos a obra de um dos mais importantes artistas impressionistas e sua técnica de pintura de paisagens. Claude Monet é conhecido por suas pinturas de jardins e paisagens, onde ele utilizava técnicas de luz e cor para retratar a natureza de maneira única. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
"As Paisagens de Claude Monet" pretende apresentar aos alunos a obra de um dos mais importantes artistas impressionistas e sua técnica de pintura de paisagens. Claude Monet é conhecido por suas pinturas de jardins e paisagens, onde ele utilizava técnicas de luz e cor para retratar a natureza de maneira única. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente a obra de Claude Monet e sua técnica de pintura de paisagens. Os alunos serão convidados a observar e discutir algumas de suas obras, identificando as características do estilo impressionista.Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pesquisar sobre a vida e obra de Claude Monet, bem como sobre o movimento impressionista. Eles deverão utilizar fontes confiáveis e anotar as informações relevantes.Etapa 4 - Debate (40 minutos)
Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre a importância de Claude Monet e do movimento impressionista na história da arte. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica (20 minutos)
Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar um modelo de avaliação por rubrica e quais os critérios a serem considerados.Etapa 6 - Apresentação das obras de Claude Monet (30 minutos)
Os alunos irão apresentar as obras de Claude Monet que mais gostaram e explicar por que escolheram essas obras. Eles deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior para avaliar as obras apresentadas pelos colegas.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma síntese do conteúdo e destaque a importância da obra de Claude Monet e do movimento impressionista na história da arte. Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e análise crítica das informações coletadas.
- Participação ativa e construtiva no debate em grupo.
- Habilidade de criação de um modelo de avaliação por rubrica.
- Capacidade de avaliar as obras apresentadas pelos colegas conforme os critérios estabelecidos na rubrica.
- Participação ativa na síntese do conteúdo e na reflexão sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar a obra de Claude Monet e sua técnica de pintura de paisagens.
- Mediar o debate entre os alunos e incentivar a participação de todos.
- Orientar os alunos sobre como criar um modelo de avaliação por rubrica e quais os critérios a serem considerados.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos na rubrica.
- Fazer uma síntese e destacar a importância da obra de Claude Monet e do movimento impressionista na história da arte.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de Claude Monet, bem como sobre o movimento impressionista.
- Participar ativamente do debate em grupo, apresentando suas ideias e ouvindo as ideias dos colegas.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Avaliar as obras apresentadas pelos colegas conforme os critérios estabelecidos na rubrica.
- Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.