Aula sobre As Paisagens De Claude Monet

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


"As Paisagens de Claude Monet" pretende apresentar aos alunos a obra de um dos mais importantes artistas impressionistas e sua técnica de pintura de paisagens. Claude Monet é conhecido por suas pinturas de jardins e paisagens, onde ele utilizava técnicas de luz e cor para retratar a natureza de maneira única. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    "As Paisagens de Claude Monet" pretende apresentar aos alunos a obra de um dos mais importantes artistas impressionistas e sua técnica de pintura de paisagens. Claude Monet é conhecido por suas pinturas de jardins e paisagens, onde ele utilizava técnicas de luz e cor para retratar a natureza de maneira única. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente a obra de Claude Monet e sua técnica de pintura de paisagens. Os alunos serão convidados a observar e discutir algumas de suas obras, identificando as características do estilo impressionista.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pesquisar sobre a vida e obra de Claude Monet, bem como sobre o movimento impressionista. Eles deverão utilizar fontes confiáveis e anotar as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Debate (40 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre a importância de Claude Monet e do movimento impressionista na história da arte. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica (20 minutos)

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar um modelo de avaliação por rubrica e quais os critérios a serem considerados.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de Claude Monet (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar as obras de Claude Monet que mais gostaram e explicar por que escolheram essas obras. Eles deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior para avaliar as obras apresentadas pelos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma síntese do conteúdo e destaque a importância da obra de Claude Monet e do movimento impressionista na história da arte. Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e análise crítica das informações coletadas.
  • Participação ativa e construtiva no debate em grupo.
  • Habilidade de criação de um modelo de avaliação por rubrica.
  • Capacidade de avaliar as obras apresentadas pelos colegas conforme os critérios estabelecidos na rubrica.
  • Participação ativa na síntese do conteúdo e na reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Claude Monet e sua técnica de pintura de paisagens.
  • Mediar o debate entre os alunos e incentivar a participação de todos.
  • Orientar os alunos sobre como criar um modelo de avaliação por rubrica e quais os critérios a serem considerados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos na rubrica.
  • Fazer uma síntese e destacar a importância da obra de Claude Monet e do movimento impressionista na história da arte.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Claude Monet, bem como sobre o movimento impressionista.
  • Participar ativamente do debate em grupo, apresentando suas ideias e ouvindo as ideias dos colegas.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Avaliar as obras apresentadas pelos colegas conforme os critérios estabelecidos na rubrica.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.