Aula sobre As Paisagens De Claude Monet
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os alunos irão aprender sobre o estilo visual do impressionismo e como Monet utilizou essa técnica para retratar paisagens naturais. Eles também irão contextualizar a obra de Monet no tempo e no espaço, entendendo como a arte pode refletir a sociedade e a cultura de uma época.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilize exemplos práticos e cotidianos, como fotografias de paisagens naturais e urbanas, para comparar com as obras de Monet.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos do 8º ano do ensino fundamental irão aprender sobre as paisagens de Claude Monet, um dos principais artistas do movimento impressionista. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Os alunos irão aprender sobre o estilo visual do impressionismo e como Monet utilizou essa técnica para retratar paisagens naturais. Eles também irão contextualizar a obra de Monet no tempo e no espaço, entendendo como a arte pode refletir a sociedade e a cultura de uma época.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilize exemplos práticos e cotidianos, como fotografias de paisagens naturais e urbanas, para comparar com as obras de Monet.
Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema e contextualize a obra de Monet no movimento impressionista. Os alunos irão assistir a um vídeo curto sobre a vida e obra de Monet.Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre as paisagens de Monet e como ele utilizou as técnicas do impressionismo para retratá-las. Eles podem utilizar livros, sites e outras fontes de pesquisa.Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e compartilhar o que aprenderam. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Esse momento deve ser protagonizado pelos alunos, peça que eles apresentem os tópicos pesquisados e discutidos em grupo.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem preencher o modelo com suas impressões sobre a obra de Monet e como ela reflete a sociedade e a cultura de sua época.Etapa 6 - Apresentação (30 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar suas impressões sobre a obra de Monet. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a participação dos alunos.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos irão preencher uma ficha de avaliação da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
- Estimular a participação dos alunos em discussões em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na apresentação dos modelos.
- Preenchimento da ficha de avaliação da aula pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a obra de Monet no movimento impressionista.
- Orientar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a participação dos alunos.
- Orientar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos.
- Orientar a apresentação dos modelos pelos alunos.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre as paisagens de Monet e como ele utilizou as técnicas do impressionismo para retratá-las.
- Participar da discussão em grupo e compartilhar o que aprendeu.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas impressões sobre a obra de Monet.
- Apresentar o modelo criado em grupo.
- Preencher a ficha de avaliação da aula.