Aula sobre As Paisagens De Claude Monet

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos do 8º ano do ensino fundamental irão aprender sobre as paisagens de Claude Monet, um dos principais artistas do movimento impressionista. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Os alunos irão aprender sobre o estilo visual do impressionismo e como Monet utilizou essa técnica para retratar paisagens naturais. Eles também irão contextualizar a obra de Monet no tempo e no espaço, entendendo como a arte pode refletir a sociedade e a cultura de uma época.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilize exemplos práticos e cotidianos, como fotografias de paisagens naturais e urbanas, para comparar com as obras de Monet.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos do 8º ano do ensino fundamental irão aprender sobre as paisagens de Claude Monet, um dos principais artistas do movimento impressionista. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Os alunos irão aprender sobre o estilo visual do impressionismo e como Monet utilizou essa técnica para retratar paisagens naturais. Eles também irão contextualizar a obra de Monet no tempo e no espaço, entendendo como a arte pode refletir a sociedade e a cultura de uma época.

    Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilize exemplos práticos e cotidianos, como fotografias de paisagens naturais e urbanas, para comparar com as obras de Monet.


  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e contextualize a obra de Monet no movimento impressionista. Os alunos irão assistir a um vídeo curto sobre a vida e obra de Monet.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre as paisagens de Monet e como ele utilizou as técnicas do impressionismo para retratá-las. Eles podem utilizar livros, sites e outras fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e compartilhar o que aprenderam. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Esse momento deve ser protagonizado pelos alunos, peça que eles apresentem os tópicos pesquisados e discutidos em grupo.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem preencher o modelo com suas impressões sobre a obra de Monet e como ela reflete a sociedade e a cultura de sua época.

  6. Etapa 6 - Apresentação (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar suas impressões sobre a obra de Monet. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a participação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos irão preencher uma ficha de avaliação da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a participação dos alunos em discussões em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na apresentação dos modelos.
  • Preenchimento da ficha de avaliação da aula pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a obra de Monet no movimento impressionista.
  • Orientar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a participação dos alunos.
  • Orientar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos.
  • Orientar a apresentação dos modelos pelos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre as paisagens de Monet e como ele utilizou as técnicas do impressionismo para retratá-las.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar o que aprendeu.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas impressões sobre a obra de Monet.
  • Apresentar o modelo criado em grupo.
  • Preencher a ficha de avaliação da aula.