As paisagens e seus elementos naturais e culturais

Você repara em todos os elementos ao seu redor? Prédios, carros, árvores, rios...? Nessa aula vamos aprender sobre as paisagens e seus elementos naturais e sociais na Geografia. Vamos lá?


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa traz a sequência de palavras que preenche corretamente os espaços em branco?

    "A paisagem está relacionada a tudo que os sentidos podem perceber no espaço. Existem dois tipos de paisagem: as ______, que são formadas apenas por elementos da natureza, como uma montanha ou uma floresta, e as ______, que são resultados das atividades humanas no espaço, como a cidade ou uma plantação no campo. É importante lembrar que elas são ______, porque sofrem transformações e alterações o tempo todo".

    A) Paisagens culturais; paisagens naturais; estáticas.

    B) Paisagens naturais; paisagens culturais; dinâmicas.

    C) Paisagens naturais; paisagens culturais; estáticas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    A aula sobre "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Na aula, os alunos irão criar um mapa de empatia, que contém campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Com base nesse mapa, os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos, identificando as transformações das paisagens e seus elementos naturais e culturais.
    Atividade completa
  4. 4. Cultura Maker:

    A aula sobre "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é importante para que os alunos possam compreender a relação entre o ambiente natural e a cultura humana. Através dessa compreensão, eles poderão perceber como a ação humana pode modificar a paisagem e como as características naturais influenciam a cultura e a vida das pessoas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permite que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é de grande importância para a Geografia, pois permite que os estudantes compreendam como as paisagens são formadas e modificadas ao longo do tempo, além de entenderem a relação entre as características naturais e culturais de um lugar. Esse conhecimento é fundamental para que os alunos possam compreender e interpretar o mundo em que vivem. Na aula de hoje, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    O tema "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é muito importante para a compreensão das mudanças que ocorrem no ambiente em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como a natureza e a cultura se relacionam e como as atividades humanas podem modificar a paisagem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema.

    Para contextualizar o tema, apresente exemplos de paisagens naturais e culturais presentes no cotidiano dos estudantes, como parques, praças, ruas, prédios, rios, montanhas, entre outros. Além disso, o professor pode destacar a importância da preservação dessas paisagens e como ações individuais podem contribuir para a conservação do meio ambiente.

    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    A Geografia estuda a relação entre o homem e o espaço em que ele vive, considerando os aspectos naturais e culturais. Nesta aula, vamos explorar as paisagens e seus elementos naturais e culturais, entendendo como eles se modificam ao longo do tempo e como as pessoas os utilizam. Um exemplo prático é a cidade em que vivemos, que possui uma paisagem urbana formada por construções, ruas, praças, parques e outros elementos que foram modificados ao longo do tempo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A paisagem é tudo aquilo que vemos ao nosso redor e que é resultado da ação conjunta dos elementos naturais e culturais. Ela está presente em todos os lugares, seja na cidade, no campo, na praia, na floresta, entre outros. Cada paisagem é única e possui características próprias que a diferenciam das demais. Nesta aula, vamos explorar os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens e como eles se modificam ao longo do tempo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: