Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é de grande importância para a Geografia, pois permite que os estudantes compreendam como as paisagens são formadas e modificadas ao longo do tempo, além de entenderem a relação entre as características naturais e culturais de um lugar. Esse conhecimento é fundamental para que os alunos possam compreender e interpretar o mundo em que vivem. Na aula de hoje, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Em seguida, os alunos deverão ser divididos em grupos e cada grupo receberá uma folha com o campo "Problema" para preencher com as dúvidas e questionamentos que possuem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado às paisagens e seus elementos naturais e culturais, como por exemplo, a formação das paisagens, a influência da cultura na paisagem, entre outros. Os alunos deverão buscar informações em livros, internet, vídeos e outras fontes de pesquisa. Auxilie os grupos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos deverão preencher o campo: "Geração de Alternativas" do diário de bordo, apresentando possíveis soluções para as dúvidas e questionamentos levantados na etapa 1.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar suas alternativas e discutir sobre as diferentes soluções propostas pelos demais grupos. Medie a discussão, incentivando os alunos a exporem suas ideias e opiniões.

  5. Etapa 5 - Solução

    Com base nas discussões realizadas na etapa anterior, os grupos deverão preencher o campo "Solução" do diário de bordo, apresentando a solução final para as dúvidas e questionamentos levantados na etapa 1.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo deverá apresentar sua solução final para as dúvidas e questionamentos levantados na etapa 1. Avalie a apresentação dos grupos e incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação final dos grupos.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
  • Criatividade e originalidade na solução apresentada.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os grupos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Mediar as discussões entre os grupos.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos trabalhados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Cooperar e colaborar com os membros do grupo.
  • Apresentar uma solução criativa e original para as dúvidas e questionamentos levantados.
  • Participar da discussão em grupo, expondo suas ideias e opiniões.