Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula sobre "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é importante para que os alunos possam compreender a relação entre o ambiente natural e a cultura humana. Através dessa compreensão, eles poderão perceber como a ação humana pode modificar a paisagem e como as características naturais influenciam a cultura e a vida das pessoas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permite que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre as paisagens e seus elementos naturais e culturais. Em seguida,mostre exemplos práticos, como a cidade em que vivem, mostrando como a ação humana modificou a paisagem natural.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Nessa etapa, eles deverão refletir sobre a atividade e preencher o template com suas impressões e avaliações.

  3. Etapa 3 - Identificação de elementos naturais e culturais

    Os alunos irão observar imagens de diferentes paisagens e identificar os elementos naturais e culturais presentes em cada uma delas. Em seguida, irão discutir em grupo como esses elementos se relacionam e como a ação humana pode modificar a paisagem natural.

  4. Etapa 4 - Análise de mudanças nas paisagens

    Os alunos irão analisar imagens de uma mesma paisagem em diferentes épocas e identificar as mudanças ocorridas. Em seguida, irão discutir em grupo como essas mudanças foram influenciadas pela ação humana e pelas características naturais da região.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar suas análises e conclusões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.

  6. Etapa 6 - Mão na massa

    A partir de toda apropriação conceitual nas etapas anteriores, informe os alunos que chegou o momento de colocar a mão na massa. Cada grupo deverá criar uma paisagem em 3D, apresentando um antes e depois, com objetivo de perceber como a ação humana pode modificar a paisagem. Disponibilize materiais como papelão, argila, massinha de modelar, entre outros.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão final sobre a importância de compreender a relação entre os elementos naturais e culturais das paisagens e como a ação humana pode modificar a natureza.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Identificação correta dos elementos naturais e culturais nas paisagens.
  • Análise correta das mudanças ocorridas nas paisagens e identificação das causas dessas mudanças.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados da análise.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Conduzir as discussões em grupo de forma a estimular a reflexão e o debate entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos ao longo da aula.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância do tema abordado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Identificar corretamente os elementos naturais e culturais nas paisagens.
  • Analisar corretamente as mudanças ocorridas nas paisagens e identificar as causas dessas mudanças.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Apresentar de forma clara e objetiva os resultados da análise.