Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é muito importante para a compreensão das mudanças que ocorrem no ambiente em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como a natureza e a cultura se relacionam e como as atividades humanas podem modificar a paisagem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema.
Para contextualizar o tema, apresente exemplos de paisagens naturais e culturais presentes no cotidiano dos estudantes, como parques, praças, ruas, prédios, rios, montanhas, entre outros. Além disso, o professor pode destacar a importância da preservação dessas paisagens e como ações individuais podem contribuir para a conservação do meio ambiente.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por paisagem e quais elementos podem ser encontrados nela. Em seguida, apresente exemplos de paisagens naturais e culturais e discuta com os alunos as diferenças e semelhanças entre elas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem fazer um esboço de uma paisagem que eles conhecem e que tenha elementos naturais e culturais. Sugira que os alunos desenhem a paisagem ou utilizem imagens para representá-la.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem escolher uma das paisagens esboçadas para trabalhar em grupo. O grupo deve decidir quais elementos naturais e culturais são mais importantes na paisagem escolhida e como eles se relacionam.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo da paisagem escolhida utilizando materiais diversos, como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e explicar como os elementos naturais e culturais se relacionam na paisagem escolhida. Incentive uma discussão entre os grupos para que todos possam aprender com as diferentes perspectivas apresentadas.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula proporcionando uma reflexão sobre o que foi aprendido com a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Fomentar a reflexão sobre a importância da preservação das paisagens naturais e culturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Coerência e clareza na apresentação do protótipo.
- Identificação correta dos elementos naturais e culturais presentes na paisagem escolhida.
- Capacidade de relacionar os elementos naturais e culturais e de explicar como eles se relacionam na paisagem.
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Estimular a reflexão sobre a importância da preservação das paisagens naturais e culturais.
- Orientar os alunos na criação dos protótipos e na apresentação dos trabalhos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e respeitar as diferentes perspectivas apresentadas.
- Identificar corretamente os elementos naturais e culturais presentes na paisagem escolhida.
- Criar um protótipo que represente a paisagem escolhida de forma clara e coerente.
- Apresentar o protótipo e explicar como os elementos naturais e culturais se relacionam na paisagem.