Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" é muito importante para a compreensão das mudanças que ocorrem no ambiente em que vivemos. É fundamental que os alunos entendam como a natureza e a cultura se relacionam e como as atividades humanas podem modificar a paisagem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema.

Para contextualizar o tema, apresente exemplos de paisagens naturais e culturais presentes no cotidiano dos estudantes, como parques, praças, ruas, prédios, rios, montanhas, entre outros. Além disso, o professor pode destacar a importância da preservação dessas paisagens e como ações individuais podem contribuir para a conservação do meio ambiente.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por paisagem e quais elementos podem ser encontrados nela. Em seguida, apresente exemplos de paisagens naturais e culturais e discuta com os alunos as diferenças e semelhanças entre elas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço de uma paisagem que eles conhecem e que tenha elementos naturais e culturais. Sugira que os alunos desenhem a paisagem ou utilizem imagens para representá-la.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem escolher uma das paisagens esboçadas para trabalhar em grupo. O grupo deve decidir quais elementos naturais e culturais são mais importantes na paisagem escolhida e como eles se relacionam.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os alunos devem criar um protótipo da paisagem escolhida utilizando materiais diversos, como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e explicar como os elementos naturais e culturais se relacionam na paisagem escolhida. Incentive uma discussão entre os grupos para que todos possam aprender com as diferentes perspectivas apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula proporcionando uma reflexão sobre o que foi aprendido com a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Fomentar a reflexão sobre a importância da preservação das paisagens naturais e culturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Coerência e clareza na apresentação do protótipo.
  • Identificação correta dos elementos naturais e culturais presentes na paisagem escolhida.
  • Capacidade de relacionar os elementos naturais e culturais e de explicar como eles se relacionam na paisagem.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da preservação das paisagens naturais e culturais.
  • Orientar os alunos na criação dos protótipos e na apresentação dos trabalhos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e respeitar as diferentes perspectivas apresentadas.
  • Identificar corretamente os elementos naturais e culturais presentes na paisagem escolhida.
  • Criar um protótipo que represente a paisagem escolhida de forma clara e coerente.
  • Apresentar o protótipo e explicar como os elementos naturais e culturais se relacionam na paisagem.