Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "As paisagens e seus elementos naturais e culturais" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Na aula, os alunos irão criar um mapa de empatia, que contém campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Com base nesse mapa, os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos, identificando as transformações das paisagens e seus elementos naturais e culturais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie esta aula apresentando o tema: "As paisagens e seus elementos naturais e culturais". Contextualize mostrando diferentes paisagens, como por exemplo: apresente uma paisagem natural e uma paisagem totalmente degradada, a partir da análise realizada, instigue os alunos a relatarem suas percepções.

    Explique a metodologia Design Thinking e o mapa de empatia que deverá ser criado, utilizando os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".


  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar o mapa de empatia em grupos, discutindo sobre as diferentes perspectivas e experiências relacionadas às paisagens e seus elementos naturais e culturais. Oriente e ajude os alunos durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as diferentes perspectivas e experiências relacionadas às paisagens e seus elementos naturais e culturais.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas e experiências apresentadas nos mapas de empatia, identificando as transformações das paisagens e seus elementos naturais e culturais.

  5. Etapa 5 - Elaboração do projeto

    Proponha que os alunos elaborem um projeto de transformação das paisagens e seus elementos naturais e culturais, considerando as diferentes perspectivas e experiências discutidas em grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma, explicando as transformações propostas nas paisagens e seus elementos naturais e culturais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais conceitos e aprendizados relacionados às paisagens e seus elementos naturais e culturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia e do projeto elaborado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de empatia e do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Orientar e ajudar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Concluir a aula, reforçando os principais conceitos e aprendizados relacionados às paisagens e seus elementos naturais e culturais.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas e experiências apresentadas nos mapas de empatia.
  • Elaborar um projeto de transformação das paisagens e seus elementos naturais e culturais em grupo.