Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Geografia estuda a relação entre o homem e o espaço em que ele vive, considerando os aspectos naturais e culturais. Nesta aula, vamos explorar as paisagens e seus elementos naturais e culturais, entendendo como eles se modificam ao longo do tempo e como as pessoas os utilizam. Um exemplo prático é a cidade em que vivemos, que possui uma paisagem urbana formada por construções, ruas, praças, parques e outros elementos que foram modificados ao longo do tempo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são paisagens e seus elementos naturais e culturais. Utilize exemplos e imagens para ilustrar a apresentação do tema. Oriente os alunos fazerem o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Identificando os elementos naturais

    Divida a turma em grupos e entregue a elesimagens de diferentes paisagens naturais, como florestas, praias, rios, montanhas, entre outros. Cada grupo deve identificar os elementos naturais presentes nas imagens e descrevê-los em seus templates de registro de aprendizagem. Circule pela sala tirando dúvidas e auxiliando os alunos.

  3. Etapa 3 - Identificando os elementos culturais

    Entregue aos grupos imagens de paisagens urbanas, como ruas, praças, parques, edifícios, entre outros. Cada grupo deve identificar os elementos culturais presentes nas imagens e descrevê-los em seus templates de registro de aprendizagem. Circule pela sala tirando dúvidas e auxiliando os alunos.

  4. Etapa 4 - Comparando as paisagens

    Os grupos recebem duas imagens de uma mesma paisagem, uma atual e outra antiga. Cada grupo deve comparar as duas imagens e identificar as modificações ocorridas na paisagem ao longo do tempo. Os alunos registram suas observações nos templates de registro de aprendizagem. Circule pela sala tirando dúvidas e auxiliando os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta suas observações sobre as paisagens naturais e culturais e as modificações ocorridas ao longo do tempo. Os alunos fazem o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, realize uma síntese dos principais pontos abordados e promova uma discussãosobre as semelhanças e diferenças entre as paisagens estudadas e como elas são utilizadas pelas pessoas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Oriente os alunos a fazerem o Check-out final em seus templates de registro de aprendizagem e encerre a aula reforçando os conceitos estudados e como eles podem ser aplicados no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para promover a autonomia e o registro da aprendizagem pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos naturais e culturais presentes nas paisagens estudadas.
  • Observação e descrição das modificações ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados às paisagens e seus elementos naturais e culturais.
  • Circulação pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Encorajar a utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos estudados e como eles podem ser aplicados no cotidiano dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens estudadas.
  • Observar e descrever as modificações ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
  • Participar ativamente e colaborativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Fazer o Check-in e Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.