Aula sobre As Paisagens E Seus Elementos Naturais E Culturais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A paisagem é tudo aquilo que vemos ao nosso redor e que é resultado da ação conjunta dos elementos naturais e culturais. Ela está presente em todos os lugares, seja na cidade, no campo, na praia, na floresta, entre outros. Cada paisagem é única e possui características próprias que a diferenciam das demais. Nesta aula, vamos explorar os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens e como eles se modificam ao longo do tempo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que são os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens. Mostre exemplos de paisagens conhecidas pelos alunos, como a cidade em que moram, a escola em que estudam, entre outros.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Elementos naturais

    Nesta estação, os alunos deverão observar imagens de paisagens naturais e identificar os elementos naturais presentes, como montanhas, rios, lagos, árvores, entre outros. Em seguida, irão criar uma paisagem natural em uma folha de papel, utilizando materiais como lápis de cor, giz de cera, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Elementos culturais

    Nesta estação, os alunos deverão observar imagens de paisagens urbanas e identificar os elementos culturais presentes, como prédios, ruas, carros, placas, entre outros. Em seguida, irão criar uma paisagem urbana em uma folha de papel, utilizando materiais como lápis de cor, giz de cera, entre outros.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Comparação de paisagens

    Nesta estação, os alunos irão comparar duas paisagens diferentes, uma natural e outra urbana, e identificar as diferenças e semelhanças entre elas. Em seguida, irão criar uma paisagem que apresenta elementos naturais e culturais em equilíbrio.

  6. Etapa 6 - Socialização dos resultados

    Os grupos irão apresentar as paisagens criadas em cada estação para a turma, explicando quais elementos foram identificados e como eles se relacionam na paisagem criada.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Promova uma reflexão sobre as atividades realizadas, destacando a importância de observar as paisagens e seus elementos, e como eles se modificam ao longo do tempo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de paisagens.
  • Identificar os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos naturais e culturais nas paisagens.
  • Criatividade na criação das paisagens.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Cooperação com os demais membros do grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das paisagens criadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Conduzir a reflexão sobre as atividades realizadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos naturais e culturais nas paisagens.
  • Criar paisagens utilizando materiais diversos.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os demais membros do grupo.
  • Apresentar as paisagens criadas de forma clara e objetiva.