Aula sobre As Principais Fases Dos Blocos Economicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os blocos econômicos são acordos comerciais entre países ou regiões que buscam a integração econômica e a redução de barreiras comerciais entre eles. Esses acordos podem ser bilaterais (entre dois países) ou multilaterais (entre mais de dois países). Como exemplos das fases dos blocos econômicos, podemos utilizar a União Europeia, que é um bloco econômico que passou por diversas fases, desde a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) em 1951 até a atualidade, com a adoção do euro como moeda comum em alguns países membros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema explicando aimportância dos blocos econômicos e seu processo de formação. Faça uma roda de conversa para discutir o que os estudantes já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 pessoas para a realização do projeto. Explique os critérios da divisão e estabeleça funções para os integrantes do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir uma questão-problema relacionada as fasesde formação e os principais tipos de um blocos econômicos. Auxilie na escolha e elaboração das questões-problemas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar a questão-problema definida anteriormente.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher uma alternativa e apresentar uma solução para a questão-problema definida.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser feito em folhas de papel sulfite, ou outro material que esteja disponível.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma e para o professor. Avalie as apresentações e oriente os estudantes a avaliarem a qualidade da pesquisa apresentada. Uma sugestão é a avaliação por rubricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções apresentadas no diário de bordo.
  • Coerência e consistência na análise dos fatos e situações.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na metodologia ABP e na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e mediar os debates.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na criação do diário de bordo.
  • Apresentar soluções criativas e consistentes para o problema proposto.