Aula sobre As Principais Fases Dos Blocos Economicos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os blocos econômicos são acordos comerciais que visam a integração econômica entre países. No mundo globalizado em que vivemos, esses acordos são cada vez mais importantes e influentes na economia mundial. Estudar as principais fases dos blocos econômicos, desde a sua criação até o seu desenvolvimento atual é importante para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural) como inerente ao processo de globalização. Vale dizer que os blocos econômicos têm diferentes níveis de integração.

O professor pode iniciar a aula explicando o conceito de blocos econômicos e sua importância na integração mundial. Em seguida, apresentar as principais fases dos blocos econômicos, como o surgimento, consolidação e crise. O objetivo é que os alunos compreendam a evolução dos blocos econômicos e sua influência na economia global.

Exemplos práticos:

O professor pode utilizar exemplos de blocos econômicos, como o Mercosul, União Europeia e NAFTA. Também pode apresentar notícias recentes sobre a atuação desses blocos na economia mundial.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivo da aula

    Inicie a aula explicando o conceito de blocos econômicos e sua importância na integração mundial. Em seguida, apresente as principais fases dos blocos econômicos, como o surgimento, consolidação e características. O objetivo é que os alunos compreendam a evolução dos blocos econômicos e sua influência na economia global.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos e explicação da atividade

    Oriente os alunos acriarem uma “persona” e um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Definindo os Blocos

    Defina um bloco econômico para cada grupo, que irá preencher o mapa de empatia com informações sobre o bloco e da persona que escolheram.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos, em grupos, discutem sobre as informações coletadas e análise das principais características do bloco econômico, sob a perpectiva da persona que criaram.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e o mapa de empatiapara a turma.

  6. Etapa 6 - Plenária

    Promova um fechamento e síntese das discussões e apresentações observando as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Solicite aos estudantes que elaborem um texto com uma síntese da discussão sobre a importância dos blocos econômicos na economia mundial e sua influência na vida dos cidadãos.

    Observação: A persona pode ser um trabalhador, um estudante, um turista. Oriente os estudantes a atribuírem algumas características a essa persona (idade, sexo, gostos pessoais), pois ela será importante para o preenchimento do mapa de empatia.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em analisar e comparar as características dos blocos econômicos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara o contexto dos blocos econômicos
  • Orientar os alunos na atividade em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar na coleta de informações.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e comparativa dos blocos econômicos.