Aula sobre As Principais Fases Dos Blocos Economicos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os blocos econômicos são organizações de países que buscam a integração econômica e comercial entre si. Essa integração pode trazer benefícios, como a redução de tarifas e a facilitação do comércio, mas também pode gerar desafios, como a perda de autonomia na tomada de decisões.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e solicite para os alunos registrarem o que já sabem sobre blocos econômicos em seus cadernos.Etapa 2 - Apresentação
Apresente as principais fases dos blocos econômicos, seu processo de formação e suas características, utilizando os recursos disponíveis. Sugestão, Mapas, gráficos e infográficos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e oriente a discussão em conjunto sobre as principais características de cada fase dos blocos econômicos. Determine um bloco econômico para cada grupo realizar a pesquisa.Etapa 4 - Criação do template
Oriente os alunos a criarem um modelo de registro de aprendizagem em seus cadernos.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Os alunos pesquisam em grupo sobre um bloco econômico específico (por exemplo, Mercosul, União Europeia) e registram as informações no modelo elaborado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos apresentam as informações sobre os blocos econômicos que pesquisam e discutem as semelhanças e diferenças entre eles.Etapa 7 - Check-out
Os alunos registram em seus modelos o que aprenderam sobre as principais fases dos blocos econômicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração e fragmentação mundial (econômica, política e cultural).
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre os benefícios e desafios da integração econômica entre países e o processo de formação de blocos econômicos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade das informações registradas no modelo de registro de aprendizagem.
- Capacidade de reflexão crítica sobre os benefícios e desafios da integração econômica entre países.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara as principais fases dos blocos econômicos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os blocos econômicos específicos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Pesquisar sobre o bloco econômico determinado.
- Registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.