Aula sobre As Principais Fases Dos Blocos Economicos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Os blocos econômicos são acordos comerciais que visam a integração econômica entre países. No mundo globalizado em que vivemos, esses acordos são cada vez mais importantes e influentes na economia mundial. Estudar as principais fases dos blocos econômicos, desde a sua criação até o seu desenvolvimento atual é importante para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural) como inerente ao processo de globalização. Vale dizer que os blocos econômicos têm diferentes níveis de integração.
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos as principais fases dos blocos econômicos e seus impactos na economia mundial. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas, que servirá de apoio ao estudo de caso realizado por eles.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "As principais fases dos blocos econômicos" e explicando a importância desse assunto para a compreensão da economia mundial.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso sobre um bloco econômico específico, como o Mercosul, a União Europeia ou a NAFTA. Os alunos irão analisar um caso e identificar as principais fases de implementação do bloco econômico.Etapa 4 - Criação do modelo de infográfico
Cada grupo irá criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas durante o estudo de caso.Etapa 5 - Preenchimento das lacunas
Os alunos irão preencher as lacunas do modelo de infográfico com as informações coletadas durante o estudo de caso, elaborado pelo outro grupo.Etapa 6 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as principais fases do bloco econômico estudado.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos estudados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade em "Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando os diferentes níveis de integração regional.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Capacidade em identificar as principais fases dos blocos econômicos estudados.
- Qualidade do modelo de infográfico criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade das apresentações realizadas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
- Dividir os alunos em grupos.
- Apresentar o estudo de caso e orientar os alunos na criação do infográfico.
- Acompanhar o preenchimento das lacunas pelos alunos.
- Estimular a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Analisar o estudo de caso e identificar as principais fases do bloco econômico estudado.
- Criar o modelo de infográfico com as lacunas a serem preenchidas.
- Preencher as lacunas do modelo de infográfico com as informações coletadas durante o estudo de caso.
- Apresentar o infográfico para a turma.
- Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos estudados.