Aula sobre As Principais Fases Dos Blocos Economicos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Os blocos econômicos são acordos comerciais que visam a integração econômica entre países. No mundo globalizado em que vivemos, esses acordos são cada vez mais importantes e influentes na economia mundial. Estudar as principais fases dos blocos econômicos, desde a sua criação até o seu desenvolvimento atual é importante para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural) como inerente ao processo de globalização. Vale dizer que os blocos econômicos têm diferentes níveis de integração.

O objetivo da atividade é apresentar aos alunos as principais fases dos blocos econômicos e seus impactos na economia mundial. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas, que servirá de apoio ao estudo de caso realizado por eles.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "As principais fases dos blocos econômicos" e explicando a importância desse assunto para a compreensão da economia mundial.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre um bloco econômico específico, como o Mercosul, a União Europeia ou a NAFTA. Os alunos irão analisar um caso e identificar as principais fases de implementação do bloco econômico.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de infográfico

    Cada grupo irá criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas durante o estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Preenchimento das lacunas

    Os alunos irão preencher as lacunas do modelo de infográfico com as informações coletadas durante o estudo de caso, elaborado pelo outro grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as principais fases do bloco econômico estudado.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade em "Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando os diferentes níveis de integração regional.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade em identificar as principais fases dos blocos econômicos estudados.
  • Qualidade do modelo de infográfico criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade das apresentações realizadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Apresentar o estudo de caso e orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Acompanhar o preenchimento das lacunas pelos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso e identificar as principais fases do bloco econômico estudado.
  • Criar o modelo de infográfico com as lacunas a serem preenchidas.
  • Preencher as lacunas do modelo de infográfico com as informações coletadas durante o estudo de caso.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos estudados.