Aula sobre As Principais Fases Dos Blocos Economicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os blocos econômicos são acordos comerciais que visam a integração econômica entre países. No mundo globalizado em que vivemos, esses acordos são cada vez mais importantes e influentes na economia mundial. Estudar as principais fases dos blocos econômicos, desde a sua criação até o seu desenvolvimento atual é importante para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural) como inerente ao processo de globalização. Vale dizer que os blocos econômicos têm diferentes níveis de integração.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explique as principais fases da formação dos blocos econômicos econtextualize o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e explicação da metodologia

    Divida os estudantes em grupos e explique a metodologia de rotação por estações. Faça os combinados e distribua os materiais necessários.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Os grupos irão para a primeira estação e analisarão as informações sobre a criação dos blocos econômicos.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Os grupos irão para a segunda estação e analisarão as informações sobre a expansão dos blocos econômicos.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Os grupos irão para a terceira estação e analisarão as informações sobre a crise dos blocos econômicos.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os grupos irão criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, utilizando as informações coletadas nas estações.

  7. Etapa 7 - Apresentação do modelo: Os grupos apresentarão o modelo e as informações coletadas para a turma.

    Observação: as três estações acontecem simultaneamente. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final de três rodadas todos os estudantes passaram por todas as estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de informações;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva na atividade em grupo;
  • Capacidade de análise e interpretação de informações;
  • Criatividade na elaboração do modelo;
  • Clareza e objetividade na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as principais fases do processo de formação dos blocos econômicos;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia de rotação por estações;
  • Preparar as estações com as informações necessárias para cada fase dos blocos econômicos;
  • Estimular a colaboração e a troca de informações entre os grupos;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e distribuir as funções;
  • Analisar e interpretar as informações de cada estação;
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal;
  • Apresentar o modelo e as informações coletadas para a turma;
  • Participar ativamente da atividade em grupo.