Aula sobre As Tecnologias Digitais De Informacao E Comunicacao Tics

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS) estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde o uso de smartphones, computadores e internet, até a utilização de redes sociais e aplicativos de mensagens. Essas tecnologias mudaram a maneira como nos comunicamos e interagimos com o mundo, afetando também as relações políticas locais e globais. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, onde irão analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das TICS.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e receberão um problema relacionado ao tema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os grupos irão discutir o problema e identificar as questões-chave que precisam ser respondidas para resolvê-lo. Eles devem registrar essas questões em seus diários de bordo. Auxilie os grupos nesta etapa, explicando sobre como pensar nessas questões e dando sugestões.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão pesquisar e discutir possíveis soluções para as questões-chave identificadas na etapa anterior. Eles devem registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão analisar as alternativas geradas e escolher a que consideram mais adequada para resolver o problema. Eles devem justificar a escolha em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma e discutir as implicações políticas locais e globais das TICS.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma as principais conclusões da aula e incentive os alunos a refletirem sobre as transformações políticas geradas pelas TICS.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das TICS.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos grupos e nas discussões em sala de aula.
  • Qualidade das questões-chave e alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e fundamentação da solução escolhida pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação e das discussões em sala de aula.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e em sala de aula.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as transformações políticas geradas pelas TICS.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos grupos durante a realização da atividade.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções.
  • Incentivar a produção de um diário de bordo completo e bem fundamentado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Realizar pesquisas e análises críticas sobre as transformações políticas geradas pelas TICS.
  • Gerar questões-chave e alternativas coerentes e fundamentadas.
  • Escolher uma solução adequada e fundamentada para o problema proposto.
  • Produzir um diário de bordo completo e bem fundamentado.