Aula sobre As Tecnologias Digitais De Informacao E Comunicacao Tics

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A tecnologia digital de informação e comunicação (TIC) é uma realidade presente em nossas vidas. Ela transformou como nos comunicamos, trabalhamos, estudamos e nos relacionamos. Nesta aula, vamos explorar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das TICs. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Divida a turma em grupos e apresente o tema aos alunos que deverão levantar questões e problemas relacionados às transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das TICs. Esses problemas deverão ser anotados no diário de bordo.

    Para fomentar o debate, faça perguntas para estimular o debate, por exemplo:

    \- Como as redes sociais influenciam nas eleições?

    \- Como a tecnologia pode ser usada para promover a democracia?

    \- Como a tecnologia pode ser usada para combater a desinformação?


  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Proponha que pesquisem e levantem alternativas para solucionar os problemas levantados na etapa anterior, anotando também no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Planejamento de Soluções

    Os grupos deverão discutir e propor soluções para os problemas apresentados.

  4. Etapa 4 - Seleção da solução

    Os grupos deverão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema levantado e registrá-la no Diário de Bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar para a turma o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos, em grupo, deverão discutir as soluções apresentadas e avaliar a eficácia de cada uma delas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os grupos deverão avaliar os resultados obtidos e refletir sobre o processo de implementação da solução.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre possíveis soluções para os problemas levantados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante todo o processo;
  • Coerência entre as análises apresentadas.
  • Identificação clara do problema e das alternativas;
  • Participação ativa na discussão em grupo;

Ações do professor

  • Apresentar o tema e estimular a participação dos alunos.
  • Registrar as questões e problemas levantados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Levantar questões e problemas relacionados ao tema.