Aula sobre As Tecnologias Digitais De Informacao E Comunicacao Tics

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS) são ferramentas que transformaram como nos comunicamos, trabalhamos, estudamos e nos relacionamos. Elas estão presentes em nosso cotidiano e são fundamentais para a nossa vida em sociedade. Nesta aula, vamos explorar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das TICS.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das TICS para a sociedade atual. É importante salientar as questões sobre as TICS em nosso cotidiano e como elas podem ajudar ou atrapalhar nossas vidas. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Cada grupo deve criar um mapa de empatia sobre as TICS, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender como as TICS afetam as pessoas em diferentes contextos. É importante, para a criação do mapa, que os alunos entendam que as TICS são as tecnologias e o que deve ser avaliado na aula é o modo como as usamos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia e discutir as principais conclusões. Você deve mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Apresente alguns subtópicos relacionados às TICS como, por exemplo: redes sociais, fake news, privacidade na internet, entre outros. Cada grupo deve escolher um subtópico para aprofundar.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o seu subtópico, utilizando apenas recursos analógicos, como livros, revistas e jornais. O professor deve orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa de forma criativa e didática, utilizando recursos analógicos, como cartazes, maquetes, dramatizações, entre outros.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar as transformações nas relações políticas geradas pelo desenvolvimento das TICS;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes e confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa de empatia e da pesquisa realizada;
  • Criatividade e didática na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mediar a discussão em grupo;
  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa de empatia sobre as TICS;
  • Realizar uma pesquisa sobre um subtópico relacionado às TICS;
  • Apresentar os resultados da pesquisa de forma criativa e didática.