Aula sobre As Tecnologias Digitais De Informacao E Comunicacao Tics

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS) são ferramentas que revolucionaram a forma como nos comunicamos e acessamos informações. Elas estão presentes em nosso cotidiano e têm impactado as relações políticas locais e globais. Nesta aula, vamos explorar o tema e seus subtópicos utilizando a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância das TICS e como elas têm impactado as relações políticas locais e globais atualmente.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Divida a sala em grupos e separe 15 minutos para que cada grupo faça um brainstorm sobre o tema. Os alunos deverão listar ideias e conceitos relacionados às TICS e suas implicações políticas.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso”? O objetivo é que os alunos apliquem os conceitos aprendidos na aula de forma criativa e lúdica.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele aborda o tema das TICS e suas implicações políticas.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre os jogos apresentados, analisando como cada um abordou o tema e suas implicações políticas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, levando em consideração a criatividade, o engajamento e a aplicação dos conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância das TICS e suas implicações políticas, e como elas têm transformado as relações locais e globais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise das transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das TICS.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Aplicação dos conceitos aprendidos na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um jogo criativo e engajador.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na aula.