Aula sobre As Universidades Medievais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII, principalmente na Europa Ocidental, e tinham como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em diversas áreas, como direito, medicina, teologia, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época, bem como a influência da religião cristã na cultura e nos modos de organização social. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "As universidades medievais" e contextualize a importância das universidades na Idade Média. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as orientações para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema e registrá-lo no diário de bordo. Auxilie os alunos na escolha do problema e na definição dos objetivos.

  4. Etapa 4 - - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Estimule a criatividade dos alunos e incentivar a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e registrá-la no diário de bordo. Oriente os alunos na escolha da solução e na elaboração do registro.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Avalie a participação e o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, será aberta uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema. Medie a discussão e estimular a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do diário de bordo.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e efetividade da solução escolhida pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na escolha do problema e na definição dos objetivos.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do diário de bordo.
  • Gerar alternativas criativas e efetivas para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor solução para o problema e registrá-la no diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.