Aula sobre As Universidades Medievais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII e eram locais onde os estudantes podiam se dedicar ao estudo de diversas áreas do conhecimento, como teologia, direito, medicina e filosofia. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar uma fanzine sobre as universidades medievais, dividida em 8 partes, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para os alunos criarem e produzirem sua própria fanzine, desenvolvendo habilidades de análise e síntese sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema “as universidades medievais e explique a importância dessas instituições para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Apresente exemplos de universidades medievais, como a Universidade de Bolonha, a Universidade de Paris e a Universidade de Oxford.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre as universidades medievais e seus principais aspectos, como a organização, os cursos oferecidos, os professores e os estudantes.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Os grupos irão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, cada parte abordando um subtópico sobre as universidades medievais. Os alunos poderão utilizar materiais como lápis de cor, canetas, tesoura e cola para a criação do fanzine.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar o fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados e as informações mais relevantes sobre as universidades medievais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e as diferenças entre as universidades medievais e as universidades atuais.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa Cultura Maker contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese sobre o tema “As universidades medievais”.
  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo pelos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a criação do fanzine.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral dos alunos.
  • Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Coerência e relevância das informações apresentadas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral do fanzine.
  • Participação e colaboração do grupo durante a criação do fanzine.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das universidades medievais.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação do fanzine.
  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo pelos alunos.
  • Orientar as apresentações dos grupos e promover a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as universidades medievais e seus principais aspectos.
  • Criar a fanzine em grupo, dividida em 8 partes.
  • Apresentar a fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados.
  • Participar da discussão em grupo sobre as informações apresentadas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.