Aula sobre As Universidades Medievais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII e eram locais onde os estudantes podiam se dedicar ao estudo de diversas áreas do conhecimento, como teologia, direito, medicina e filosofia. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar uma fanzine sobre as universidades medievais, dividida em 8 partes, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para os alunos criarem e produzirem sua própria fanzine, desenvolvendo habilidades de análise e síntese sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema “as universidades medievais e explique a importância dessas instituições para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Apresente exemplos de universidades medievais, como a Universidade de Bolonha, a Universidade de Paris e a Universidade de Oxford.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do fanzine.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre as universidades medievais e seus principais aspectos, como a organização, os cursos oferecidos, os professores e os estudantes.Etapa 4 - Criação do fanzine
Os grupos irão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, cada parte abordando um subtópico sobre as universidades medievais. Os alunos poderão utilizar materiais como lápis de cor, canetas, tesoura e cola para a criação do fanzine.Etapa 5 - Apresentação das fanzines
Cada grupo irá apresentar o fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados e as informações mais relevantes sobre as universidades medievais.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e as diferenças entre as universidades medievais e as universidades atuais.Etapa 7 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa Cultura Maker contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e síntese sobre o tema “As universidades medievais”.
- Estimular a criatividade e a produção de conteúdo pelos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a criação do fanzine.
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral dos alunos.
- Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.
Critérios de avaliação
- Coerência e relevância das informações apresentadas na fanzine.
- Criatividade e originalidade na criação do fanzine.
- Clareza e objetividade na apresentação oral do fanzine.
- Participação e colaboração do grupo durante a criação do fanzine.
- Reflexão individual sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das universidades medievais.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação do fanzine.
- Estimular a criatividade e a produção de conteúdo pelos alunos.
- Orientar as apresentações dos grupos e promover a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as universidades medievais e seus principais aspectos.
- Criar a fanzine em grupo, dividida em 8 partes.
- Apresentar a fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados.
- Participar da discussão em grupo sobre as informações apresentadas.
- Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.