Aula sobre As Universidades Medievais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Europa Ocidental durante a Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII e eram locais onde os estudantes podiam se dedicar ao estudo das artes liberais, como a gramática, a retórica, a lógica, a matemática, a astronomia, a música e a filosofia. As universidades medievais também foram importantes para a formação de profissionais em áreas como o direito, a medicina e a teologia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época e como elas influenciaram o desenvolvimento do conhecimento e da cultura. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das universidades medievais para a sociedade da época. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você já sabe sobre as universidades medievais?”

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos irão ler um texto sobre as universidades medievais e discutir em grupo as principais características dessas instituições. A discussão pode ser com toda a turma, então faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Eles farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você aprendeu sobre as universidades medievais?”

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre uma universidade medieval específica. Eles deverão buscar informações sobre a história da universidade, as disciplinas que eram ensinadas, os professores e estudantes famosos, entre outros aspectos relevantes. Forneça materiais de pesquisa e oriente os alunos na busca por informações. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você descobriu sobre a universidade medieval que pesquisou?”

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar as informações que pesquisou sobre a universidade medieval para a turma. Oriente as apresentações e faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Eles farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você aprendeu com as apresentações dos grupos?”

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão participar de um debate em grupo sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época. Oriente o debate e faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “Qual é a sua opinião sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época?”

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das principais informações apresentadas na aula e reforce a importância das universidades medievais para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Europa Ocidental durante a Idade Média. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você aprendeu de novo sobre as universidades medievais?”

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas na pesquisa sobre a universidade medieval.
  • Participação construtiva no debate em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações sobre a universidade medieval.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa dos alunos e fornecer materiais de pesquisa.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Orientar as apresentações dos grupos e o debate em grupo.
  • Fazer uma síntese das principais informações apresentadas na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Buscar informações relevantes sobre a universidade medieval designada para o grupo.
  • Trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Participar construtivamente do debate em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.