Aula sobre As Universidades Medievais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Europa Ocidental durante a Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII e eram locais onde os estudantes podiam se dedicar ao estudo das artes liberais, como a gramática, a retórica, a lógica, a matemática, a astronomia, a música e a filosofia. As universidades medievais também foram importantes para a formação de profissionais em áreas como o direito, a medicina e a teologia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época e como elas influenciaram o desenvolvimento do conhecimento e da cultura. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das universidades medievais para a sociedade da época. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você já sabe sobre as universidades medievais?”Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Os alunos irão ler um texto sobre as universidades medievais e discutir em grupo as principais características dessas instituições. A discussão pode ser com toda a turma, então faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Eles farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você aprendeu sobre as universidades medievais?”Etapa 3 - Atividade em grupo
Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre uma universidade medieval específica. Eles deverão buscar informações sobre a história da universidade, as disciplinas que eram ensinadas, os professores e estudantes famosos, entre outros aspectos relevantes. Forneça materiais de pesquisa e oriente os alunos na busca por informações. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você descobriu sobre a universidade medieval que pesquisou?”Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar as informações que pesquisou sobre a universidade medieval para a turma. Oriente as apresentações e faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Eles farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você aprendeu com as apresentações dos grupos?”Etapa 5 - Debate em grupo
Os alunos irão participar de um debate em grupo sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época. Oriente o debate e faça perguntas para estimular a participação dos alunos. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “Qual é a sua opinião sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época?”Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das principais informações apresentadas na aula e reforce a importância das universidades medievais para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Europa Ocidental durante a Idade Média. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: “O que você aprendeu de novo sobre as universidades medievais?”
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das informações apresentadas na pesquisa sobre a universidade medieval.
- Participação construtiva no debate em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação das informações sobre a universidade medieval.
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Orientar a pesquisa dos alunos e fornecer materiais de pesquisa.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.
- Orientar as apresentações dos grupos e o debate em grupo.
- Fazer uma síntese das principais informações apresentadas na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Buscar informações relevantes sobre a universidade medieval designada para o grupo.
- Trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.
- Participar construtivamente do debate em grupo.
- Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.