Aula sobre As Universidades Medievais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento da educação e do conhecimento na Europa Ocidental durante a Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII e eram locais onde os estudantes podiam se dedicar ao estudo de diversas áreas do conhecimento, como teologia, direito, medicina e filosofia. As universidades medievais eram frequentadas principalmente por homens, e a maioria dos estudantes vinha de famílias nobres ou ricas. Nesta aula, vamos explorar o papel das universidades medievais na sociedade da época e como elas influenciaram a cultura e a organização social. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das universidades medievais na sociedade da época. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em três grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Pesquisa:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as principais universidades medievais da Europa, como surgiram e quais eram as áreas de estudo mais comuns. Eles poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa.

    Estação 2 - Debate:

    Nesta estação, os alunos irão debater sobre o papel das universidades medievais na sociedade da época. Eles deverão discutir como as universidades influenciaram a cultura e a organização social, e quais foram as principais contribuições para o desenvolvimento do conhecimento.

    Estação 3 - Jogo de perguntas e respostas:

    Nesta estação, os alunos irão participar de um jogo de perguntas e respostas sobre as universidades medievais. Prepare um conjunto de perguntas relacionadas ao tema e os alunos deverão responder corretamente para acumular pontos.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma novamente e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Em seguida, promova uma discussão sobre o que foi aprendido e como as universidades medievais influenciaram a sociedade da época.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância das universidades medievais na sociedade da época.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de pesquisa e análise crítica das informações.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Conhecimento sobre o tema abordado.
  • Participação no debate e na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das universidades medievais na sociedade da época.
  • Dividir a turma em grupos e encaminhar cada grupo para uma estação diferente.
  • Preparar as atividades para cada estação e orientar os alunos durante a realização das mesmas.
  • Promover a discussão final e fazer uma síntese das atividades realizadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma crítica e analítica.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Participar do debate e contribuir com ideias e opiniões.
  • Participar da discussão final e fazer uma reflexão crítica sobre o que foi aprendido.