Aula sobre As Universidades Medievais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As universidades medievais foram instituições importantes para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Elas surgiram a partir do século XII, principalmente na Europa Ocidental, e tinham como objetivo principal a formação de clérigos e juristas. Além disso, as universidades também foram responsáveis por avanços em áreas como a medicina, a filosofia e a matemática. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos, como a influência das universidades medievais na formação das primeiras universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das universidades medievais para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura na Idade Média. Faça também uma breve explanação sobre a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais como textos, vídeos e imagens para que os alunos possam pesquisar sobre o tema em casa. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir e compartilhar suas pesquisas e mapas conceituais. Circule pela sala para auxilie, tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Abra um debate sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. Os alunos poderão expor suas opiniões e argumentos. Medie a discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Reflita com os estudantes sobre a importância das universidades medievais para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na elaboração de mapas conceituais.
  • Promover a discussão e o debate em grupo, incentivando a participação e a expressão de opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e elaboração do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Coerência e fundamentação das opiniões e argumentos apresentados.
  • Compreensão dos principais pontos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das universidades medievais.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na elaboração do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão e o debate em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema em casa.
  • Elaborar o mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão e do debate em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Refletir sobre a importância das universidades medievais para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura.