Aula sobre Asia E Sua Regionalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O continente asiático é o maior do mundo, com uma extensão territorial de 44,4 milhões de km² e uma população de mais de 4,5 bilhões de pessoas. A Ásia é extremamente diversa em termos de cultura, religião, clima, economia, entre outros aspectos. A regionalização é uma forma de organizar essa diversidade, identificando características comuns entre os países e regiões.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos um problema relacionado à regionalização da Ásia, como, por exemplo: "Como a diversidade cultural, religiosa e econômica da Ásia se reflete na sua regionalização?"

  2. Etapa 2 - Geração de hipóteses

    Divida a turma em grupos, com 4 a 5 alunos. Em grupos, os alunos irão gerar hipóteses para solucionar o problema proposto. Auxilie na condução da atividade, estimulando a participação de todos os alunos.

  3. Etapa 3 - Seleção de alternativas

    Os grupos irão selecionar as alternativas mais viáveis para solucionar o problema, considerando as hipóteses geradas anteriormente.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre as diferentes regiões da Ásia, utilizando livros, atlas, mapas e outros recursos.

  5. Etapa 5 - Análise dos dados

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os grupos irão analisar as diferenças e semelhanças entre as regiões da Ásia, identificando as características que influenciam na sua regionalização.

  6. Etapa 6 - Solução do problema

    Com base na análise dos dados, os grupos irão propor uma solução para o problema apresentado na etapa 1, utilizando o diário de bordo como instrumento de registro.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar a solução proposta, compartilhando com a turma as principais descobertas e aprendizados ao longo da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e análise crítica de informações sobre a Ásia e sua regionalização.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas complexos.
  • Valorizar a diversidade cultural e étnica da Ásia.
  • Desenvolver a habilidade de escrita e registro de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade das hipóteses geradas e das alternativas selecionadas.
  • Qualidade da pesquisa realizada e da análise dos dados.
  • Qualidade da solução proposta e da apresentação.
  • Qualidade do diário de bordo produzido.

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
  • Orientar os grupos na geração de hipóteses e seleção de alternativas.
  • Auxiliar na pesquisa e análise dos dados.
  • Estimular a criatividade na proposição de soluções e na elaboração do diário de bordo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Gerar hipóteses e selecionar alternativas de forma colaborativa.
  • Realizar a pesquisa e análise dos dados de forma crítica e criativa.
  • Propor soluções para o problema apresentado.
  • Elaborar o diário de bordo de forma clara e organizada.