Aula sobre Asia E Sua Regionalizacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O continente asiático é o maior do mundo, com uma extensão territorial de 44,4 milhões de km² e uma população de mais de 4,5 bilhões de pessoas. A Ásia é extremamente diversa em termos de cultura, religião, clima, economia, entre outros aspectos. A regionalização é uma forma de organizar essa diversidade, identificando características comuns entre os países e regiões.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema "Ásia e sua regionalização", explicando as diferenças culturais e geográficas entre as regiões da Ásia.Etapa 2 - Organização dos grupos e definição dos temas
Divida os alunos em grupos, com 4 a 5 estudantes. Eles irão definir os temas que serão abordados em seus trabalhos. Exemplo de temas para os grupos: O clima na Ásia e seus efeitos na agricultura e na economia; A religião na Ásia e suas influências na cultura e na sociedade; Os conflitos políticos na Ásia e suas consequências na região; A diversidade linguística na Ásia e suas implicações na comunicação e na identidade cultural.Etapa 3 - Pesquisa e construção dos argumentos
Os grupos pesquisam sobre seus temas e constroem seus argumentos.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares
Os grupos criam o modelo de avaliação por pares e definem os critérios de avaliação.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Os grupos apresentam seus trabalhos para a turma.Etapa 6 - Avaliação dos trabalhos pelos colegas
Os grupos avaliam os trabalhos dos colegas utilizando o modelo criado por eles.Etapa 7 - Avaliação do professor
Avalie os trabalhos dos alunos utilizando o modelo criado por eles.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Ásia, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
- Estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e construtiva dos trabalhos dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
- Construção dos argumentos: como os argumentos foram construídos e apresentados.
- Apresentação e comunicação: como a apresentação foi realizada e como o grupo se comunicou com a turma.
- Desempenho geral: avaliação geral do trabalho do grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema, explicando a regionalização da Ásia e as diferenças culturais e geográficas entre as regiões.
- Apresentar exemplos práticos de como as diferenças de paisagem influenciam o modo de vida das pessoas na Ásia.
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares e na definição dos critérios de avaliação.
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os grupos durante a realização da atividade.
- Avaliar os trabalhos dos alunos utilizando o modelo criado por eles.
Ações do aluno
- Organizar-se em grupos para realizar a atividade.
- Pesquisar sobre as diferenças culturais e geográficas entre as regiões da Ásia.
- Criar o modelo de avaliação por pares e definir os critérios de avaliação.
- Realizar a apresentação do trabalho para a turma.
- Avaliar os trabalhos dos colegas utilizando o modelo criado por eles.