Aula sobre Asia E Sua Regionalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O continente asiático é o maior do mundo, com uma extensão territorial de 44,4 milhões de km² e uma população de mais de 4,5 bilhões de pessoas. A Ásia é extremamente diversa em termos de cultura, religião, clima, economia, entre outros aspectos. A regionalização é uma forma de organizar essa diversidade, identificando características comuns entre os países e regiões.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, faça uma breve explanação sobre a regionalização da Ásia.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo recebe um mapa da Ásia e deve pesquisar sobre as diferentes regiões do continente, considerando, aspectos como clima, relevo, recursos naturais, cultura e economia.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação mencionados acima.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo apresenta seus argumentos sobre a regionalização da Ásia, utilizando o mapa e outros recursos, como cartazes e desenhos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo avalia o desempenho dos demais grupos, preenchendo o modelo de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e valorizando a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Ásia;
  • Valorizar as identidades e interculturalidades regionais;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos;
  • Orientar a pesquisa em grupo;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos grupos;
  • Fazer uma conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo;
  • Elaborar o modelo de avaliação por pares;
  • Apresentar os argumentos;
  • Avaliar o desempenho dos demais grupos;
  • Participar ativamente da construção do conhecimento.