Aula sobre Asia E Sua Regionalizacao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Ásia é o maior continente do mundo, composto por 48 países e diversas culturas. A regionalização da Ásia é uma forma de organizar e entender as diferenças entre as áreas geográficas que compõem o continente. A regionalização pode ser feita de diversas formas, como, por exemplo, por características naturais, culturais, econômicas e políticas.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e seus subtópicos

    Apresente o tema "Ásia e sua regionalização" e seus subtópicos, como a divisão da Ásia em regiões, as características de cada região e as diferenças culturais entre elas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre a região da Ásia Central, contendo informações sobre a geografia, economia, cultura e história da região.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de infográfico

    Os alunos devem criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas durante o estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Estudo de caso em grupos

    Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos. Os alunos devem realizar o estudo de caso sobre a região da Ásia Central, preenchendo as lacunas do modelo de infográfico.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações preenchidas e as diferenças entre a região estudada e as outras regiões da Ásia.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deve discutir as diferenças entre as regiões da Ásia e as interculturalidades regionais, valorizando as identidades de cada região.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância da regionalização para entender as diferenças culturais e geográficas do continente asiático.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Valorizar as identidades e interculturalidades regionais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a atividade.
  • Qualidade do modelo de infográfico criado.
  • Qualidade das informações preenchidas no infográfico.
  • Qualidade da apresentação do infográfico.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de infográfico.
  • Acompanhar o estudo de caso em grupos.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Concluir a atividade reforçando a importância da regionalização.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
  • Realizar o estudo de caso em grupos.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.