Aula sobre Asia E Sua Regionalizacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Ásia é o maior continente do mundo, composto por 48 países e diversas culturas. A regionalização da Ásia é uma forma de organizar e entender as diferenças entre as áreas geográficas que compõem o continente. A regionalização pode ser feita de diversas formas, como, por exemplo, por características naturais, culturais, econômicas e políticas.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da atividade. A turma será dividida em grupos, com 4 a 5 alunos, e receberão um texto sobre a regionalização da Ásia para leitura.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Cada grupo deverá identificar os principais pontos do texto e preparar argumentos para defender ou refutar as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Debate

    Organize um debate entre os grupos. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos da banca julgadora.

  4. Etapa 4 - Banca Julgadora

    A banca julgadora será formada por alunos que não estão participando do debate. Eles deverão avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Grupo Defensor

    O grupo defensor terá como intencionalidade pedagógica a habilidade de argumentação e persuasão. Eles deverão apresentar argumentos sólidos e convincentes para defender as informações apresentadas no texto.

  6. Etapa 6 - Grupo Opositor

    O grupo opositor terá como intencionalidade pedagógica a habilidade de questionamento e análise crítica. Eles deverão apresentar argumentos que refutem as informações apresentadas no texto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos segundo os seguintes critérios: participação no debate, qualidade dos argumentos apresentados, postura durante o debate e capacidade de trabalhar em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão;
  • Desenvolver a habilidade de questionamento e análise crítica;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Estimular a criatividade e a imaginação.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Postura durante o debate;
  • Capacidade de trabalhar em grupo;
  • Criatividade e imaginação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Organizar os grupos e distribuir o texto para leitura;
  • Moderar o debate, garantindo que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar seus argumentos;
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos;
  • Fornecer feedback aos alunos, destacando pontos positivos e áreas que precisam ser melhoradas.

Ações do aluno

  • Ler o texto e identificar os principais pontos;
  • Preparar argumentos sólidos e convincentes;
  • Apresentar os argumentos durante o debate;
  • Responder aos questionamentos da banca julgadora;
  • Avaliar os argumentos apresentados pelos outros grupos e escolher o vencedor.