Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Ásia é o maior continente do mundo e apresenta uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, como montanhas, desertos, florestas, rios e mares. O objetivo desta aula é identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania, a partir de situações problemas propostas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula realizando uma breve contextualização sobre o tema “Aspectos físico-naturais da Ásia”. Pergunte o que eles conhecem a respeito desse tema, inserindo na lousa ou flip-chart as respostas apresentadas.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo:”O estreito de Bósforo e sua importância geopolítica”,"As águas mais perigosas do mundo - Estreito de Malaca". Apresente outras situações problemas relacionadas ao tema para que haja variedade nas apresentações.

    Encoraje os alunos a discutir sobre o problema apresentado, levantando hipóteses e possíveis soluções.


  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o problema

    Cada aluno deve escolher uma situação problema relacionada ao tema e iniciar uma pesquisa a respeito. Disponibilizemateriais disponíveis na escola, como livros didáticos, atlas geográfico, entre outros.

    Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.


  4. Etapa 4 - Elaboração do diário de bordo

    Após a realização da pesquisa os alunos deverão criar um diário de bordo sobre o problema pesquisado,contendo os campos de “Problema”, “Geração de Alternativas” e "Solução".

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar a situação problema escolhida e o resultado da pesquisa realizada.

    Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos.


  6. Etapa 6 - Apresentação do diário de bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, expondo cada campo e finalizando com uma possível solução do problema identificado.

  7. Etapa 7 - Discussão coletiva

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos.Utilize a lousa ou flip-chart para sistematizar a aprendizagem com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a autonomia dos estudantes na busca por soluções para o problema apresentado.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a relação entre os aspectos físico-naturais e a sociedade na Ásia.
  • Ampliar o repertório cultural e geográfico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na elaboração do diário de bordo.
  • Clareza e coerência na apresentação do problema, das alternativas e da solução.
  • Utilização correta dos conceitos geográficos abordados na aula.
  • Capacidade de estabelecer relações entre os aspectos físico-naturais e a sociedade na Ásia.
  • Criatividade e originalidade na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Contextualização do assunto, apresentando mapas, imagens e vídeos sobre a Ásia.
  • Divisão dos alunos em grupos para a elaboração do diário de bordo.
  • Estímulo à pesquisa e à busca por informações em livros didáticos e enciclopédias.
  • Orientação na elaboração do problema, das alternativas e da solução.
  • Feedback constante aos alunos durante o processo de elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Leitura e análise de textos e imagens sobre a Ásia.
  • Debate e discussão em grupo para a elaboração do problema.
  • Pesquisa e busca por informações para a geração de alternativas e soluções.
  • Elaboração do diário de bordo de forma criativa e original.
  • Apresentação do diário de bordo para a turma.