Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Considerado o maior continente do mundo, a Ásiaapresenta uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, como montanhas, desertos, florestas, rios e mares. O objetivo desta aula éidentificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando um breve histórico da Ásia e sua importância geopolítica no mundo atual, destacando a diversidade cultural e os aspectos físico-naturais do continente.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Divida a turma em duplas e distribua um papel kraft e canetas coloridas para cada uma. Em seguida, apresentar o tema e orientar os alunos a criarem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias contendo 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Sugira como exemplo para os subtópicos: relevo, variedade climática, vegetação, hidrografia, entre outros.

  3. Etapa 3 - Acompanhamento

    Circule pela sala de aula, auxiliando os alunos na criação do mapa conceitual, tirando dúvidas e estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Para auxiliar na produção dos alunos, disponibilize materiais relacionados ao tema, como livros didáticos, mapas físicos, atlas geográfico, publicações que abordem esse tema, etc.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a conclusão dos mapas conceituais, organize a turma em grupos e promova uma discussão sobre as ideias apresentadas, incentivando a comparação entre os domínios morfoclimáticos da Ásia, Europa e Oceania.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Sistematize as ideias apresentadas pelos alunos, destacando os pontos mais relevantes e as principais diferenças entre os domínios morfoclimáticos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliar os mapas conceituais dos alunos, levando em consideração os critérios estabelecidos, destacando a importância da compreensão dos aspectos físico-naturais da Ásia para a compreensão da diversidade cultural e geopolítica do continente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Escolha juntamente com a turma um espaço na escola para expor os mapas conceituais produzidos pelas duplas de alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Utilizar recursos analógicos para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual;
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa;
  • Identificação correta dos domínios morfoclimáticos da Ásia;
  • Capacidade de comparar os domínios morfoclimáticos da Ásia com os da Europa e da Oceania;
  • Utilização adequada dos recursos analógicos disponíveis.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os conceitos abordados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual, utilizando a criatividade e o pensamento crítico.
  • Identificar corretamente os domínios morfoclimáticos da Ásia e compará-los com os da Europa e da Oceania.
  • Organizar as ideias de forma clara e coerente no mapa conceitual.
  • Participar da discussão em grupo, apresentando suas ideias e ouvindo as dos colegas.
  • Utilizar adequadamente os recursos analógicos disponíveis, como papel kraft e canetas coloridas.