Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Ásia é o maior continente do mundo e apresenta uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, como montanhas, desertos, florestas, rios e mares. O objetivo desta aula é identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia, desenvolvendo habilidades de observação, análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre a Ásia e seus aspectos físico-naturais. Oriente os alunos a registrarem suas respostas em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente um mapa físico da Ásia e explique os diferentes domínios morfoclimáticos, como a cordilheira do Himalaia, o deserto de Gobi, a floresta tropical e os rios Tigre e Eufrates. Os alunos registram as informações em seus templates.

  3. Etapa 3 - Observação

    Distribua imagens de diferentes paisagens da Ásia e peça aos alunos que observem as características físicas e naturais presentes em cada uma delas. Os alunos registram suas observações em seus templates.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os alunos são divididos em grupos e recebem diferentes imagens de paisagens da Ásia. Cada grupo deve analisar as características físicas e naturais presentes em sua imagem e compará-las com as outras imagens. Os alunos registram suas análises em seus templates.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Cada grupo apresenta suas análises para a turma, apresentando suas conclusões a partir dos registros no template.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Sistematize as informações apresentadas pelos alunos durante a apresentaçãodos grupos. Destaque as semelhanças e diferenças entre as paisagens da Ásia. Os alunos registram as sínteses em seus templates.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre a Ásia e seus aspectos físico-naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Desenvolver habilidades de observação, análise e síntese.
  • Estimular a reflexão sobre a importância dos aspectos físico-naturais para a vida humana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Registro completo e organizado das informações em seus templates.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados e capacidade de aplicá-los em situações práticas.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os conceitos abordados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar e auxiliar os alunos na organização e registro das informações em seus templates.
  • Sintetizar as informações apresentadas pelos alunos e destacar as principais semelhanças e diferenças.
  • Estimular a reflexão e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Registrar as informações de forma completa e organizada em seus templates.
  • Analisar e comparar as características físico-naturais das paisagens da Ásia.
  • Apresentar suas análises para a turma e ouvir as análises dos outros grupos.
  • Refletir sobre a importância dos aspectos físico-naturais para a vida humana e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.