Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A Ásia é o maior continente do mundo e possui uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, tais como montanhas, desertos, florestas e rios. Essas características influenciam diretamente na cultura e economia dos países asiáticos. Nesta aula, os alunos irão identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Realize um levantamento de conhecimentos prévios para verificar o que os alunos sabem a respeito dos domínios morfoclimáticos da Ásia.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso sobre o domínio morfoclimático da Ásia Central. Os alunos deverão preencher um template de infográfico com as informações apresentadas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos para discutir sobre informações apresentadasno estudo de caso e completar as lacunas do infográfico.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deverá apresentar seu infográfico aos demais grupos e fazer uma breve explanação sobre as informações contidas.Etapa 5 - Comparação entre os domínios morfoclimáticos
Promova um momento de discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças observadas nos diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.Etapa 6 - Atividade individual
Cada aluno deverá escolher um domínio morfoclimático da Ásia e elaborar um texto comparando-o com um domínio morfoclimático de outro continente.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese do conteúdo apresentado na aula e reforce os objetivos da atividade.Exponha em algum espaço da escola as produções dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre as características físico-naturais da Ásia e sua influência na cultura e economia dos países.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Preenchimento correto do infográfico.
- Elaboração de um texto comparando um domínio morfoclimático da Ásia com um domínio morfoclimático de outro continente.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Conduzir o estudo de caso e a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na elaboração do texto comparativo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Preencher corretamente o infográfico.
- Elaborar um texto comparativo sobre os domínios morfoclimáticos.