Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Ásia é o maior continente do mundo e possui uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, tais como montanhas, desertos, florestas e rios. Essas características influenciam diretamente na cultura e economia dos países asiáticos. Nesta aula, os alunos irão identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Realize um levantamento de conhecimentos prévios para verificar o que os alunos sabem a respeito dos domínios morfoclimáticos da Ásia.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre o domínio morfoclimático da Ásia Central. Os alunos deverão preencher um template de infográfico com as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos para discutir sobre informações apresentadasno estudo de caso e completar as lacunas do infográfico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico aos demais grupos e fazer uma breve explanação sobre as informações contidas.

  5. Etapa 5 - Comparação entre os domínios morfoclimáticos

    Promova um momento de discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças observadas nos diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deverá escolher um domínio morfoclimático da Ásia e elaborar um texto comparando-o com um domínio morfoclimático de outro continente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese do conteúdo apresentado na aula e reforce os objetivos da atividade.

    Exponha em algum espaço da escola as produções dos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre as características físico-naturais da Ásia e sua influência na cultura e economia dos países.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Preenchimento correto do infográfico.
  • Elaboração de um texto comparando um domínio morfoclimático da Ásia com um domínio morfoclimático de outro continente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Conduzir o estudo de caso e a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na elaboração do texto comparativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preencher corretamente o infográfico.
  • Elaborar um texto comparativo sobre os domínios morfoclimáticos.