Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Ásia é o maior continente do mundo e apresenta uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, como montanhas, desertos, florestas, rios e mares. Esse continente abriga diversas culturas, idiomas e religiões.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom", "Que pena”, “Que tal". Explique que esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos subtópicos

    Apresente aos alunos os subtópicos que serão abordados na aula: montanhas, desertos, florestas e rios da Ásia. Explique que cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar um dos subtópicos.

  3. Etapa 3 - Distribuição dos materiais

    Distribua os materiais necessários para cada grupo, como papel, lápis de cor, canetas e tesouras. Explique que os grupos terão 20 minutos para criar o seu template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Explicando as estações

    Depois que os templates estiverem prontos, explique que os grupos irão se dividir em estações. Cada estação irá abordar um dos subtópicos da aula.

  5. Etapa 5 - Registros nas estações

    Cada grupo irá passar 15 minutos em cada estação, onde deverão pesquisar e responder às questões propostas. Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas impressões sobre cada estação.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Após a rotação por estações, os grupos devem se reunir novamente e apresentar suas conclusões sobre o subtópico que pesquisaram. Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para apresentar suas impressões.

  7. Etapa 7 - avaliação final

    Para finalizar a aula, faça uma avaliação geral da atividade, utilizando os templates de Dinâmica dos 3 Qs como referência. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas impressões sobre a atividade e sugerir melhorias para atividades futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre os aspectos físico-naturais da Ásia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Monitorar o desenvolvimento das atividades em cada estação.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma avaliação geral da atividade e dos resultados alcançados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Realizar as pesquisas de forma organizada e eficiente.
  • Registrar as impressões sobre cada estação no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as conclusões de forma clara e objetiva.
  • Compartilhar suas impressões sobre a atividade e sugerir melhorias para atividades futuras.