Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Asia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O continente asiático é o maior do mundo, apresenta grande diversidade de aspectos físico-naturais, como montanhas, desertos, florestas, rios e mares.Destaca-se por sua importância geográfica, econômica e cultural. É possível utilizar imagens, mapas e vídeos para ilustrar a diversidade de paisagens e climas do continente.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e distribua um mapa em branco para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Explicando a metodologia que será utilizada

    Explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e apresente o tema "Aspectos físico-naturais da Ásia".

  3. Etapa 3 - Apresentação de vídeo

    Peça para que os alunos assistam o vídeo proposto sobre o tema em casa e anotem as principais informações.

  4. Etapa 4 - Orientações sobre o mapa conceitual

    Na próxima aula, os alunos deverão apresentar as informações que anotaram a respeito do vídeo que assistiram e criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Acompanhe e oriente os grupos durante a criação do mapa conceitual, esclarecendo dúvidas e estimulando a reflexão crítica sobre as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do mapa conceitual

    Após a conclusão dos mapas, os grupos deverão apresentá-los para a turma, explicando a sobre o processo de elaboração e aprendizado adquirido sobre osdiferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.

  7. Etapa 7 - Síntese final

    Ao final da aula, faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os principais conceitos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Ásia.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e reflexão crítica sobre as informações apresentadas.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual elaborado.
  • Capacidade de síntese e reflexão crítica sobre as informações apresentadas.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os grupos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as informações apresentadas.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforçar os principais conceitos abordados.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema em casa e anotar as principais informações.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e discutir as semelhanças e diferenças entre eles.