Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Europa é um continente diverso em termos de aspectos físico-naturais. Compreender as características dos diferentes domínios morfoclimáticos da Europa é fundamental para entender a suas características fisiográficas. A partir da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes irão identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Faça uma contextualização dos aspectos fisiográficos da Europa e apresente para os estudantes o desafio: "Você é um geógrafo contratado por uma empresa de turismo para desenvolver um roteiro de viagem pelos domínios morfoclimáticos da Europa”.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os estudantes em grupos 4 a 5 integrantes e oriente-os a elaborar um roteiro de um mês para com foco em conhecer os domínios morfoclimáticos da Europa”.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Em grupos os estudantes irão pesquisar sobre os diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, utilizando livros, mapas, atlas e outros recursos disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Elaboração do roteiro

    Cada grupo irá criar um roteiro de viagem pelos domínios morfoclimáticos da Europa, com os campos: características geográficas, porque vale a pena visitar e em qual época do ano devo ir e o que levar para a viagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar as características dos domínios morfoclimáticos da Europa que pesquisou e o roteiro de viagem elaborado.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos irão discutir e comparar as características dos diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, e qual seria o melhor roteiro para uma viagem pela Europa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Apresente os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem a explorar e estudar os aspectos físico-naturais da Europa e esclareça as possíveis dúvidas dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os pares.
  • Promover a pesquisa e estimular a criatividade de elaboração de roteiro de viagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e roteiro realizados.
  • Clareza e objetividade na apresentação das características dos domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Participação ativa na discussão e comparação das características dos diferentes domínios morfoclimáticos.

Ações do professor

  • Apresentar o desafio e orientar os alunos na formação dos grupos.
  • Disponibilizar os recursos e materiais necessários para a pesquisa.
  • Estimular a participação e colaboração dos estudantes no trabalho em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Realizar a pesquisa e o roteiro de viagem.
  • Apresentar o roteiro de viagem e as características dos domínios morfoclimáticos de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão e comparação das características dos domínios morfoclimáticos e dos diferentes roteiros apresentados.