Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Europa é um dos continentes mais diversos do mundo em termos de aspectos físico-naturais. Compreender as características de cada região é fundamental para entender a história e a cultura dos países europeus. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de criar um jogo de tabuleiro para identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema explicando a diversidade dos aspectos físicos naturai da Europa. Faça uma roda de conversa para discutir o que os estudantes já sabem sobre o assunto. Utilize mapas para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 pessoas para a realização do projeto. Explique os critérios da divisão e estabeleça funções para os integrantes do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir uma questão-problema relacionada às características físico-naturais da Europa. Auxilie na escolha e elaboração das questões-problemas. Utilize questões-problemas reais, para isso é possível utilizar artigos, revistas, reportagens, entre outros.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar a questão-problema definida anteriormente.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher uma alternativa e apresentar uma solução para a questão-problema definida.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser feito em folhas de papel sulfite, ou outro material que esteja disponível.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma e para o professor. Avalie as apresentações e oriente os estudantes a avaliarem a qualidade da pesquisa apresentada. Uma sugestão é a avaliação por rubricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de identificação e compreender as características físico-naturais da Europa.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: avaliar a capacidade do grupo em se organizar para realizar a atividade proposta.
  • Construção e apresentação dos argumentos: avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas no diário de bordo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos para apoiar o desenvolvimento da atividade e elaboração das questões-problemas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e no trabalho em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os grupos durante o processo de desenvolvimento da atividade.
  • Avaliar o desempenho dos grupos conforme os critérios definidos.

Ações do aluno

  • Identificar e analisar as características físico-naturais da Europa.
  • Construir argumentos consistentes para defender suas ideias.
  • Apresentar e comunicar suas ideias de forma clara e objetiva.