Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Europa é um continente com uma grande diversidade de paisagens e climas. É importante compreender as características físicas e naturais da Europa para entender como esses fatores influenciam na cultura e economia dos países europeus.
Etapa 1 - Contextualizando
Apresente o tema e a contextualização. Utilize um mapa para localizar a Europa e destacar suas principais características físicas e naturais.Etapa 2 - Formação das duplas
Explique a aprendizagem por pares, forme as duplas, e explique quais critérios para a formação da dupla.Etapa 3 - Distribuição dos materiais
Distribua os materiais, mapa conceitual, avaliação por pares, e demais que serão utilizados pelos estudantes. Combine o tempo adequado para preenchimento e execução da atividade.Etapa 4 - Construção do mapa conceitual
Oriente os estudantes na elaboração do mapa conceitual.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Organize a apresentação dos mapas conceituais elaborados. Combine o tempo de apresentação. Caso possível, deixar os mapas conceituais expostos na sala.Etapa 6 - Sistematização
Faça uma sistematização do assunto e esclareça as possíveis dúvidas.Etapa 7 - Avaliação
Solicite aos estudantes o preenchimento da ficha de avaliação por pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os pares.
- Promover a construção do conhecimento de forma autônoma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do mapa conceitual.
- Identificação correta dos domínios morfoclimáticos da Europa
- Coerência e clareza nas informações apresentadas no mapa conceitual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo dos aspectos físico-naturais da Europa.
- Dividir a turma em duplas ou trios.
- Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como será aplicada na aula.
- Fornecer os materiais para a construção do mapa conceitual, como papel, canetas coloridas e post-its.
- Orientar e auxiliar os grupos durante a construção do mapa conceitual.
Ações do aluno
- Organizar as informações no mapa conceitual,
- Pesquisar sobre os domínios morfoclimáticos da Europa.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Preencher a avaliação.