Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Europa é um continente com uma grande diversidade de paisagens e climas. É importante compreender as características físicas e naturais da Europa para entender como esses fatores influenciam na cultura e economia dos países europeus.

  1. Etapa 1 - Contextualizando

    Apresente o tema e a contextualização. Utilize um mapa para localizar a Europa e destacar suas principais características físicas e naturais.

  2. Etapa 2 - Formação das duplas

    Explique a aprendizagem por pares, forme as duplas, e explique quais critérios para a formação da dupla.

  3. Etapa 3 - Distribuição dos materiais

    Distribua os materiais, mapa conceitual, avaliação por pares, e demais que serão utilizados pelos estudantes. Combine o tempo adequado para preenchimento e execução da atividade.

  4. Etapa 4 - Construção do mapa conceitual

    Oriente os estudantes na elaboração do mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Organize a apresentação dos mapas conceituais elaborados. Combine o tempo de apresentação. Caso possível, deixar os mapas conceituais expostos na sala.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma sistematização do assunto e esclareça as possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Solicite aos estudantes o preenchimento da ficha de avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os pares.
  • Promover a construção do conhecimento de forma autônoma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual.
  • Identificação correta dos domínios morfoclimáticos da Europa
  • Coerência e clareza nas informações apresentadas no mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo dos aspectos físico-naturais da Europa.
  • Dividir a turma em duplas ou trios.
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como será aplicada na aula.
  • Fornecer os materiais para a construção do mapa conceitual, como papel, canetas coloridas e post-its.
  • Orientar e auxiliar os grupos durante a construção do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Organizar as informações no mapa conceitual,
  • Pesquisar sobre os domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Preencher a avaliação.