Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Europa é um continente com uma grande diversidade de paisagens e climas. É importante compreender as características físicas e naturais da Europa para entender como esses fatores influenciam na cultura e economia dos países europeus.

Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.


  1. Etapa 1 - - Contextualização

    Inicie contextualizando o tema e apresentando aos alunos os principais aspectos físico-naturais da Europa. Utilize um mapa físico da Europa para destacar as principais características, como relevo, clima, hidrografia, entre outros.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos e distribua o mapa de empatia impresso. Cada grupo deve escolher um país europeu e preencher o mapa de empatia com informações sobre o país escolhido. O objetivo é que os estudantes identifiquem e comparem os diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.

  3. Etapa 3 - Identificação

    Após a criação do mapa de empatia, oriente os estudantes a identificar os principais aspectos físico-naturais da Europa.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em Grupo

    Cada grupo deve escolher um país da Europa e realizar uma pesquisa em grupo sobre o assunto, ou subtópico. O objetivo é que os estudantes aprofundem seus conhecimentos sobre os aspectos físico-naturais da Europa e compartilhem suas descobertas com a turma.

  5. Etapa 5 - Elaboração do Mapa

    Com base nas informações coletadas, cada grupo deve elaborar um mapa do país escolhido, destacando os principais aspectos físico-naturais.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa para a turma, explicando os principais aspectos físico-naturais relacionados ao país escolhido e ao subtópico escolhido.

  7. Etapa 7 - Debate Final

    Promova um debate com a turma sobre os principais aspectos físico-naturais da Europa e como eles influenciam a vida das pessoas na região. Esclareça as possíveis dúvidas dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a troca de informações entre os estudantes.
  • Promover o debate e a reflexão sobre os aspectos físico-naturais da Europa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes durante a atividade.
  • Qualidade da pesquisa realizada e apresentada pelos grupos.
  • Qualidade do mapa elaborado pelos grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os principais aspectos físico-naturais da Europa.
  • Orientar os estudantes na criação do mapa de empatia, na realização da pesquisa e no mapa com os aspectos naturais da Europa.
  • Promover o debate e a reflexão sobre os aspectos físico-naturais da Europa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, contribuindo com ideias e informações.
  • Realizar a pesquisa em grupo e compartilhar as descobertas com a turma.
  • Elaborar um mapa destacando os principais aspectos físico-naturais relacionados ao país escolhido e ao subtópico escolhido.