Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Europa é um dos continentes mais diversos do mundo em termos de aspectos físico-naturais. Compreender as características de cada região é fundamental para entender a história e a cultura dos países europeus. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de criar um jogo de tabuleiro para identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa que será utilizada. Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos realizam uma pesquisa sobre as características físico-naturais da Europa e preparam as perguntas e ações que serão utilizadas no jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos criam o jogo de tabuleiro,definem quantas casas tem o tabuleiro, as regras e os cartas de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Preparação para o jogo

    Os grupos revisam as perguntas e ações e preparam-se para jogar.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos jogam o jogo de tabuleiro, respondendo às perguntas e realizando as ações. Uma opção é pedir aos grupos para trocarem os jogos desenvolvidos, assim, os estudantes podem conhecer outros jogos que foram criados.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o jogo, destacando as características físico-geográficas da Europa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da compreensão dos aspectos físico-naturais da Europa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Identificação correta dos domínios morfoclimáticos da Europa durante o jogo.
  • Compreensão das características físico-geográficas da Europa.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa e as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Orientar os grupos na pesquisa e criação do jogo.
  • Conduzir a reflexão sobre o jogo e os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os domínios morfoclimáticos da Europa.
  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Jogar o jogo e responder às perguntas e realizar as ações.
  • Participar da reflexão sobre o jogo e os conceitos aprendidos.