Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Europa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Europa é um dos continentes mais diversos do mundo em termos de aspectos físico-naturais. Compreender as características de cada região é fundamental para entender a história e a cultura dos países europeus. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de criar um jogo de tabuleiro para identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa que será utilizada. Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos realizam uma pesquisa sobre as características físico-naturais da Europa e preparam as perguntas e ações que serão utilizadas no jogo.Etapa 3 - Criação do jogo
Os grupos criam o jogo de tabuleiro,definem quantas casas tem o tabuleiro, as regras e os cartas de perguntas e ações.Etapa 4 - Preparação para o jogo
Os grupos revisam as perguntas e ações e preparam-se para jogar.Etapa 5 - Jogo
Os grupos jogam o jogo de tabuleiro, respondendo às perguntas e realizando as ações. Uma opção é pedir aos grupos para trocarem os jogos desenvolvidos, assim, os estudantes podem conhecer outros jogos que foram criados.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o jogo, destacando as características físico-geográficas da Europa.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da compreensão dos aspectos físico-naturais da Europa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Identificação correta dos domínios morfoclimáticos da Europa durante o jogo.
- Compreensão das características físico-geográficas da Europa.
- Trabalho em equipe e colaboração.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa e as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.
- Orientar os grupos na pesquisa e criação do jogo.
- Conduzir a reflexão sobre o jogo e os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os domínios morfoclimáticos da Europa.
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Jogar o jogo e responder às perguntas e realizar as ações.
- Participar da reflexão sobre o jogo e os conceitos aprendidos.