Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Oceania

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Oceania é um continente que abriga diversas ilhas, países e culturas, sendo um dos menores em extensão territorial. É um continente que apresenta características naturais únicas e diversificadas, como recifes de corais, vulcões, montanhas e florestas tropicais. Nesta aula, os alunos irão explorar uma situação problema, apresentando propostas de intervenção.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o tema. Explique aos alunos que a Oceania é um dos menores continentes do mundo, composta por diversas ilhas e países, cada um com sua própria cultura e características físico-naturais. Mostre imagens e mapas da região para que os estudantes possam visualizar a localização e extensão da Oceania.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Explique a eles a metodologia que será desenvolvida nesta aula. Apresente aos alunos o problema que deverão resolver: "Como identificar e comparar os diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania?".

  3. Etapa 3 - Busca de Informações

    Os alunos deverão pesquisar sobre os domínios morfoclimáticos da Oceania, utilizando apenas recursos simples disponíveis em sala de aula, como livros didáticos e atlas geográficos.

  4. Etapa 4 - Seleção de Informações

    Após a pesquisa, os alunos deverão selecionar as informações mais relevantes e interessantes sobre os domínios morfoclimáticos da Oceania.

  5. Etapa 5 - Elaboração do Template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal", para avaliar a atividade em si e o desempenho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados da pesquisa, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.

  7. Etapa 7 - Discussão e Análise dos Resultados

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir e analisar os resultados obtidos, comparando os diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Por fim, os alunos deverão concluir a atividade, destacando as principais informações aprendidas sobre os domínios morfoclimáticos da Oceania e como isso se relaciona com a Geografia em geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das informações apresentadas no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Avaliar a qualidade das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar na pesquisa.
  • Selecionar as informações mais relevantes e interessantes sobre os domínios morfoclimáticos da Oceania.
  • Criar e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.