Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Oceania

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Oceania é um continente formado por diversas ilhas e arquipélagos, localizado no Oceano Pacífico. É composto por países como Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Fiji, entre outros. A região possui uma grande diversidade de aspectos físico-naturais, como vulcões, montanhas, desertos, florestas tropicais, recifes de coral, entre outros. Nesta aula, os alunos irão explorar esses aspectos e comparar com outros continentes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Aspectos físico-naturais da Oceania" aos alunos, explicando a importância do estudo dessa região e sua relação com outros continentes.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um mapa de empatia sobre a Oceania, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Essa atividade tem como objetivo estimular a criatividade e a empatia dos alunos em relação à região.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto físico-natural da Oceania, como vulcões, montanhas, desertos, florestas tropicais, recifes de coral, entre outros. Disponibilize materiais didáticos simples para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando materiais simples, como cartazes, maquetes, desenhos, entre outros. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Após a apresentação de todos os grupos, os alunos devem comparar os aspectos físico-naturais da Oceania com outros continentes, como Europa e Ásia. Utilize recursos simples, como mapas e imagens, para auxiliar na comparação.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Promova uma discussão em sala de aula sobre as diferenças e semelhanças entre os aspectos físico-naturais da Oceania e outros continentes. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de análise e interpretação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação e o desempenho dos alunos durante toda a aula, levando em consideração as intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania, Europa e Ásia.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos em relação à região da Oceania.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Qualidade e criatividade do mapa de empatia.
  • Qualidade e clareza da apresentação da pesquisa.
  • Participação na discussão em sala de aula.
  • Habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania, Europa e Ásia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo da região da Oceania.
  • Dividir a turma em grupos e orientar na criação do mapa de empatia e na pesquisa.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante toda a aula.
  • Promover a discussão em sala de aula e auxiliar na comparação dos aspectos físico-naturais da Oceania e outros continentes.
  • Utilizar materiais simples para auxiliar na compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia sobre a Oceania.
  • Pesquisar sobre um aspecto físico-natural da Oceania.
  • Apresentar a pesquisa para a turma.
  • Comparar os aspectos físico-naturais da Oceania e outros continentes.