Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Oceania

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Oceania é um continente formado por diversas ilhas e arquipélagos, com uma grande diversidade geográfica e cultural. Nesta aula, vamos explorar os aspectos físico-naturais da Oceania, como clima, relevo, hidrografia, fauna e flora.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre a Oceania e seus aspectos físico-naturais. Utilize a lousa para registrar as informações apresentadas.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o mapa da Oceania e explique sobre a localização geográfica do continente, seus países e ilhas.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Entregue para cada grupo, imagens de animais e plantas típicas da Oceania e devem identificar em qual bioma ou ecossistema eles habitam. Circule pela sala, orientando e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Registro

    Entregue para cada grupo um papel sulfite e lápis de cor para criarem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos, em grupos, pesquisam sobre os aspectos físico-naturais da Oceania, como clima, relevo, hidrografia, fauna e flora. Oriente a pesquisa e disponibilize livros didáticos, enciclopédias ou outros materiais pertinentes para consulta.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Cada grupo apresenta seu template de registro de aprendizagem, destacando as informações mais relevantes sobre os aspectos físico-naturais da Oceania. Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos, a qualidade do template de registro de aprendizagem e a capacidade dos grupos em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em equipe.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na roda de conversa e na pesquisa em grupo.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem.
  • Capacidade dos grupos em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e disponibilizar recursos simples para consulta.
  • Circulação pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa e da pesquisa em grupo.
  • Criar um template de registro de aprendizagem com as informações mais relevantes sobre os aspectos físico-naturais da Oceania.
  • Apresentar o template de registro de aprendizagem e destacar as informações mais relevantes sobre os aspectos físico-naturais da Oceania.