Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Oceania

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Comece a aula fazendo uma breve introdução sobre a Oceania, apresentando suas principais características. Utilize um mapa-múndi mostrando a Oceaniapara auxiliar nessa introdução.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Comece a aula fazendo uma breve introdução sobre a Oceania, apresentando suas principais características. Utilize um mapa-múndi mostrando a Oceaniapara auxiliar nessa introdução.

  2. Etapa 2 - Desafio

    Os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre os aspectos físico-naturais da Oceania, utilizando o modelo de mapa de registro. Apresente o modelo e explicando cada campo, esclareça todas as dúvidas que surgirem antes da pesquisa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos farão pesquisas em grupo sobre os aspectos físico-naturais da Oceania, como relevo, clima, fauna e flora. Oriente a pesquisa e forneça materiais impressos, livros e revistas.

  4. Etapa 4 - Criação

    Com base nas informações coletadas, os alunos criarão o mapa de registro do jogo, preenchendo cada campo com informações relevantes e atraentes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus jogos para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Avalie a criatividade e a originalidade dos jogos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    A turma discutirá as características geográficas da Oceania apresentadas nos jogos, comparando com outras regiões do mundo. Avalie a participação dos alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre a Oceania. É importante avaliar a capacidade dos alunos em sintetizar as informações aprendidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
  • Estimular a criatividade e a originalidade.
  • Comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania com outras regiões do mundo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Participação na discussão sobre as características geográficas da Oceania.
  • Capacidade de sintetizar as informações aprendidas.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa sobre os aspectos físico-naturais da Oceania.
  • Fornecer materiais impressos para pesquisa.
  • Avaliar a criatividade e a originalidade dos jogos apresentados.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre os aspectos físico-naturais da Oceania.
  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma e participar da discussão sobre as características geográficas da Oceania.