Aula sobre Aspectos Fisico Naturais Da Oceania

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Oceania é um continente que abriga diversas ilhas, países e culturas, sendo um dos menores em extensão territorial. É um continente que apresenta características naturais únicas e diversificadas, como recifes de corais, vulcões, montanhas e florestas tropicais. Nesta aula, os alunos irão explorar os aspectos físico-naturais da Oceania, identificando e comparando diferentes domínios morfoclimáticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema “Aspectos físico-naturais da Oceania” aos alunos. Utilize o mapa mundi, localizando a Oceania no mapa, chame atenção para as características geográficas desse continente.

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.


  2. Etapa 2 - Apresentando a metodologia

    Explique a metodologia ativa Rotação por estações e como ela será utilizada nesta aula. Cada estação terá um material diferente para os alunos explorarem e registrarem suas observações.

  3. Etapa 3 - Apresentação das estações

    \- Estação 1: Mapa físico da Oceania

    \- Estação 2: Imagens de recifes de corais

    \- Estação 3: Vídeo sobre vulcões na Oceania

    \- Estação 4: Fotos de montanhas e florestas tropicais


  4. Etapa 4 - Iniciando a rotação pelas estações

    Os alunos organizados em grupos iniciam a rotação pelas estações, com tempo determinado para cada uma.

  5. Etapa 5 - Template de Dinâmica 3 Qs

    Durante a rotação, os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas observações e impressões sobre cada estação.

  6. Etapa 6 - Compartilhando o aprendizado

    Ao final da rotação, cada grupo deverá apresentar suas observações e comparar os diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância de conhecer e preservar a diversidade natural da Oceania.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos na exploração dos recursos analógicos.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos na realização da atividade.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar as observações e impressões.
  • Participação ativa na rotação por estações e na apresentação das observações.
  • Identificação e comparação correta dos diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Organizar as estações e os materiais necessários.
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e mediar as discussões durante a rotação.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da rotação por estações.
  • Registrar as observações e impressões em cada estação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Comparar os diferentes domínios morfoclimáticos da Oceania e apresentar suas observações.
  • Cooperar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos outros.
  • Participar da reflexão final sobre a importância da preservação da diversidade natural da Oceania.