Aula sobre Assemblage

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Assemblage é uma técnica artística que consiste em criar uma obra a partir de objetos e materiais diversos, que podem ser encontrados no cotidiano. É uma forma de expressão que permite trabalhar a criatividade, a imaginação e a habilidade manual.

  1. Etapa 1 - Problema

    O professor apresentará o tema Assemblage e pedirá aos alunos que pesquisem sobre o assunto, buscando exemplos de obras e artistas que utilizam essa técnica. Em seguida, os alunos deverão identificar um problema que possa ser representado por meio de uma obra de Assemblage.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos deverão criar alternativas de materiais e objetos que possam ser utilizados na criação da obra de Assemblage. Eles deverão discutir em grupo as possibilidades e escolher os materiais mais adequados para representar o problema identificado.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos deverão criar a obra de Assemblage em grupo, utilizando os materiais escolhidos na etapa anterior. Eles deverão trabalhar juntos para construir a obra e representar o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar suas obras de Assemblage para a turma, explicando o problema representado e os materiais utilizados na construção da obra.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo as obras criadas, refletindo sobre os problemas representados e os materiais utilizados na construção das obras.

  6. Etapa 6 - Diário de bordo

    Os alunos deverão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, registrando todo o processo de criação da obra de Assemblage.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deverá avaliar o desempenho dos alunos durante todo o processo, levando em consideração os critérios estabelecidos. Os alunos também deverão avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, refletindo sobre o que foi aprendido durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Trabalhar a habilidade manual e a coordenação motora.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha dos materiais e na construção da obra;
  • Coerência entre a obra e o problema identificado;
  • Habilidade manual na construção da obra;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema Assemblage e explicar a técnica;
  • Orientar os alunos na pesquisa de exemplos de obras e artistas;
  • Estimular a reflexão sobre problemas que possam ser representados por meio de uma obra de Assemblage.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema Assemblage;
  • Identificar exemplos de obras e artistas que utilizam essa técnica;
  • Criar alternativas de materiais e objetos que possam ser utilizados na criação da obra de Assemblage;
  • Discutir em grupo as possibilidades e escolher os materiais mais adequados para representar o problema identificado.
  • Trabalhar juntos para construir a obra e representar o problema identificado.