Aula sobre Assemblage

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao conceito de "Assemblage", uma técnica artística que consiste em criar uma obra utilizando objetos encontrados no cotidiano. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes possam criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de obras de arte que utilizam a técnica de Assemblage, como as obras de Robert Rauschenberg e Louise Nevelson. Além disso, o professor pode trazer exemplos de objetos encontrados no cotidiano dos estudantes que possam ser utilizados na criação de uma obra de Assemblage.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o conceito de Assemblage e suas características principais, além de mostrar exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre artistas que utilizam a técnica de Assemblage e suas obras. Eles deverão fazer anotações sobre as características das obras e os materiais utilizados.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo

    Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. Nesse diário, eles irão registrar suas ideias e os materiais que utilizarão na criação de uma obra de Assemblage.

  4. Etapa 4 - Criação da obra

    Com base nas ideias registradas no diário de bordo, os alunos irão criar uma obra de Assemblage utilizando objetos encontrados no cotidiano.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os grupos irão apresentar suas obras de Assemblage para a turma, explicando as ideias e os materiais utilizados.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação da obra e a importância da técnica de Assemblage na arte contemporânea.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie as obras criadas pelos alunos, levando em consideração a criatividade, originalidade e o uso adequado da técnica de Assemblage.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "esquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço".
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de uma obra de arte utilizando a técnica de Assemblage.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos na criação do diário de bordo e na obra de Assemblage.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha dos materiais utilizados na obra de Assemblage.
  • Originalidade na criação da obra de Assemblage.
  • Uso adequado da técnica de Assemblage na criação da obra.
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra para a turma.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Assemblage e suas características principais.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre artistas que utilizam a técnica de Assemblage e suas obras.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação da obra de Assemblage.
  • Avaliar as obras criadas pelos alunos e dar feedback construtivo.
  • Promover a reflexão sobre o processo de criação da obra e a importância da técnica de Assemblage na arte contemporânea.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre artistas que utilizam a técnica de Assemblage e suas obras.
  • Criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Criar uma obra de Assemblage utilizando objetos encontrados no cotidiano.
  • Apresentar a obra para a turma, explicando as ideias e os materiais utilizados.
  • Refletir sobre o processo de criação da obra e a importância da técnica de Assemblage na arte contemporânea.